prevencao-corona-virus-prefeitura-itapevi

EM INVESTIGAÇÃO COM ISOLAMENTO DOMICILIAR

469

DESCARTADOS

2390

CONFIRMADOS

1496

CURADOS

1260

ÓBITO DESCARTADOS COM SUSPEITA DE CORONAVÍRUS

97

ÓBITOS COM SUSPEITA DE CORONAVÍRUS

03

ÓBITO COM CONFIRMAÇÃO DE CORONAVÍRUS

138

SOBRE O CORONAVÍRUS?

É uma doença respiratória altamente contagiosa que vem afetando pessoas de vários países. A Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou em 11 de março que o mundo está vivendo uma pandemia (é a disseminação mundial de uma nova doença). O novo coronavírus (Covid-19) surgiu em dezembro de 2019, e o seu nome vem do inglês “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019).

 

O vírus que causa a enfermidade pelo agente coronavírus surgiu com casos registrados inicialmente na China, na cidade Wuhab e em países do Oriente Médio e da Europa.

 

Semelhante a uma gripe, o quadro pode variar de leve a moderado. Em alguns casos, a doença pode progredir para casos mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem doenças crônicas. Nestas situações, especialistas apontam para a existência de síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, a nova doença pode levar a óbito.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO!

espirro
aperto-de-mao
catarro
saliva
tosse-transmissao
objetos

SINTOMAS!

febre
tosse-sintomas
dificuldade-respirar

PREVINA-SE!

Diante de casos suspeitos, alguns cuidados de higiene pessoal e básica devem ser adotados. São eles:

 

– Lave bem as mãos com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%. Faça estes procedimentos com frequência.

 – Evite sair de casa, faça o isolamento social.

Lave as mãos especialmente quanto:

– Tossir ou espirrar.

– Após cuidar de pessoas doentes.

– Após ir ao banheiro

– Antes e depois de comer.

SIGA HIGIENIZANDO-SE!

É imprescindível que todos façam a higienização permanente das mãos com água e sabão ou álcool gel. Todos devem evitar manter contato com mucosas de nariz, boca e olhos. Este são cuidados e dicas simples e importantes, mas que devem ser realizar constantemente para prevenir doenças contagiosas.

AO TOSSIR E ESPIRRAR!

  • – Cubra a boca e o nariz utilizando os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. Caso utilize-as, lembre-se de lavá-las bem com água e sabão.

    – Caso utilize lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos novamente.

MÁSCARAS

– Não são recomendados o uso de máscaras para a população saudável. Apenas quem apresentar os sintomas de gripe ou suspeita do coronavírus devem utilizar o acessório.

FIQUE ATENTO!

Pessoas que estiveram recentemente em países com casos confirmados do novo Coronavírus e apresentarem sintomas suspeitos devem:

 

– Evitar o contato com outras pessoas (Buscar o isolamento).

– Procurar um serviço médico especializado imediatamente.

– Seguir todos os cuidados médicos recomendados.

CASOS SUSPEITOS!

– Aqueles que apresentarem os sintomas do novo Covid-19 devem procurar o Centro de Combate ao Coronavírus (Rua José Michelotti, 97 – Vila Nova Itapevi), que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

 

– O espaço criado e mantido pela Prefeitura oferece atendimento exclusivo de pacientes com mais de 12 anos de idade e que apresentem sintomas da doença: febre, tosse e dificuldade em respirar. 

noticias-corona

DECRETOS E RESOLUÇÕES MUNICIPAIS

Skip to content