prevencao-corona-virus-prefeitura-itapevi

EM INVESTIGAÇÃO COM ISOLAMENTO DOMICILIAR

351

DESCARTADOS

661

CONFIRMADOS

351

CURADOS

270

ÓBITO DESCARTADOS COM SUSPEITA DE CORONAVÍRUS

44

ÓBITOS COM SUSPEITA DE CORONAVÍRUS

2

ÓBITO COM CONFIRMAÇÃO DE CORONAVÍRUS

46

SOBRE O CORONAVÍRUS?

É uma doença respiratória altamente contagiosa que vem afetando pessoas de vários países. A Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou em 11 de março que o mundo está vivendo uma pandemia (é a disseminação mundial de uma nova doença). O novo coronavírus (Covid-19) surgiu em dezembro de 2019, e o seu nome vem do inglês “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019).

 

O vírus que causa a enfermidade pelo agente coronavírus surgiu com casos registrados inicialmente na China, na cidade Wuhab e em países do Oriente Médio e da Europa.

 

Semelhante a uma gripe, o quadro pode variar de leve a moderado. Em alguns casos, a doença pode progredir para casos mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem doenças crônicas. Nestas situações, especialistas apontam para a existência de síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, a nova doença pode levar a óbito.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO!

espirro
aperto-de-mao
catarro
saliva
tosse-transmissao
objetos

SINTOMAS!

febre
tosse-sintomas
dificuldade-respirar

PREVINA-SE!

Diante de casos suspeitos, alguns cuidados de higiene pessoal e básica devem ser adotados. São eles:

 

– Lave bem as mãos com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%. Faça estes procedimentos com frequência.

 – Evite sair de casa, faça o isolamento social.

Lave as mãos especialmente quanto:

– Tossir ou espirrar.

– Após cuidar de pessoas doentes.

– Após ir ao banheiro

– Antes e depois de comer.

SIGA HIGIENIZANDO-SE!

É imprescindível que todos façam a higienização permanente das mãos com água e sabão ou álcool gel. Todos devem evitar manter contato com mucosas de nariz, boca e olhos. Este são cuidados e dicas simples e importantes, mas que devem ser realizar constantemente para prevenir doenças contagiosas.

AO TOSSIR E ESPIRRAR!

  • – Cubra a boca e o nariz utilizando os braços ou lenço descartável. Evite usar as mãos. Caso utilize-as, lembre-se de lavá-las bem com água e sabão.

    – Caso utilize lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos novamente.

MÁSCARAS

– Não são recomendados o uso de máscaras para a população saudável. Apenas quem apresentar os sintomas de gripe ou suspeita do coronavírus devem utilizar o acessório.

FIQUE ATENTO!

Pessoas que estiveram recentemente em países com casos confirmados do novo Coronavírus e apresentarem sintomas suspeitos devem:

 

– Evitar o contato com outras pessoas (Buscar o isolamento).

– Procurar um serviço médico especializado imediatamente.

– Seguir todos os cuidados médicos recomendados.

CASOS SUSPEITOS!

– Aqueles que apresentarem os sintomas do novo Covid-19 devem procurar o Centro de Combate ao Coronavírus (Rua José Michelotti, 97 – Vila Nova Itapevi), que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

 

– O espaço criado e mantido pela Prefeitura oferece atendimento exclusivo de pacientes com mais de 12 anos de idade e que apresentem sintomas da doença: febre, tosse e dificuldade em respirar. 

noticias-corona

DECRETOS E RESOLUÇÕES MUNICIPAIS

Skip to content