SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO



Secretário: Mauro Martins Júnior
Atribuições: fomentar o desenvolvimento econômico de Itapevi, por meio de atividades que gerem emprego e renda valorizando a população local, além de articular parcerias que tragam investimentos para a cidade.
Contato: (11) 4143.8888 – sec.desenvolvimentoeconomico@itapevi.sp.gov.br
Endereço: Rua Agostinho Ferreira Campos, 752 – Villa Nova Itapevi
Captação / Gestão de Vagas e Atendimento
Captação / Gestão de Vagas: Atendimento, cadastro de vagas e convocação de candidatos para as Empresas e Comércios de Itapevi e Região.
Atendimento: Contamos com um Posto de Atendimento para cadastrar os candidatos, avaliar os perfis, fazer uma pré-seleção e direcionar para as vagas correspondentes.
*Atendimento direto na Secretaria, Setor de Captação, das 8h às 17h
Documentos necessários para cadastro do Empregador: CNPJ da empresa e telefone fixo.
Documentos necessários para cadastro do trabalhador: RG, CPF, Carteira de Trabalho e PIS
Formação de candidatos
Cursos gratuitos de formação e atualização profissional, no intuito de qualifica-los para o mercado de trabalho. Dentre os cursos atualmente oferecidos, estão:
• Português Instrumental;
• Matemática Elementar;
• Gestão de Competências (padrão de atendimento, elaboração de currículo e como participar de uma entrevista com sucesso).
*Atendimento Direto na Secretaria, no Setor de Qualificação, das 8h às17h.
Carteira de Trabalho
Na sede da secretaria, o cidadão pode adquirir sua carteira de trabalho. O serviço de 2ª via e continuação da carteira também é oferecido.
Documentos necessários para emissão de 1º Via: RG ou Certidão de Nascimento / Casamento ou Reservista e 1 foto 3×4 recente com fundo branco ou em cor clara.
Documentos necessários para emissão de 2º Via: RG ou Certidão de Nascimento / Casamento ou Reservista e 1 foto 3×4 recente com fundo branco ou em cor clara. Documento que comprove o número e série da carteira anterior (rescisão, contrato de trabalho, etc.).
*Atendimento direto na Secretaria, das 8h às 16h.
Seguro Desemprego
É um programa de auxílio financeiro temporário, no qual todo cidadão que prestou serviços acima de seis meses consecutivos e com dispensa sem justa causa é beneficiado.
Documentos necessários para dar entrada:
Seguro Formal
• RG (pode ser substituído por CNH ou carteira de conselho de classe)
• CPF (pode estar no RG ou CNH)
• CTPS (carteira de trabalho)
• Termo de rescisão de contrato e quitação / homologação
• Guias verde e marrom
• Comprovante de saque de FGTS, Cartão do cidadão ou extrato do PIS ativo
Seguro Especial
• RG (pode ser substituído por CNH ou carteira de conselho de classe)
• CPF (pode estar no RG ou CNH)
• CTPS (carteira de trabalho)
• Alvará ou Ata de audiência (original e xerox)
• Comprovante do saque do FGTS, cartão do cidadão, ou extrato do PIS ativo (caso o número não esteja na liberação judicial ou tenha sofrido alteração por parte da CEF)
Seguro Doméstico
• RG (pode ser substituído por CNH ou carteira de conselho de classe)
• CPF (pode estar no RG ou CNH)
• CTPS (carteira de trabalho)
• Comprovante de contribuição de FGTS (mínimo de 15 – original e xerox)
• Comprovante de contribuição INSS (mínimo de 15 – original e xerox)
• Termo de rescisão.
*Atendimento direto na Secretaria, no Setor de Atendimento, das 8h às 16h30
Giro do Emprego
Ação promovida em parceria com as escolas municipais e tem o objetivo de aproximar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico dos munícipes mediante emissão de carteira de trabalho e cadastramento de candidatos no sistema de vagas de emprego.
Hub Itapevi
Endereço: Rua Heloísa Hideko Koba,383 – Jardim Nova Itapevi
Tel: 4143-8888
Jovem Empreendedor
Projeto que tem por objetivo formar jovens empreendedores. No curso são abordados conteúdos referentes a empreendedorismo, marketing e gestão financeira entre outros.
*Atendimento direto na Secretaria, das 8h às 17h.
Microcrédito
O microcrédito consiste em financiamentos de abertura e regularização de empresas, produtos para fabricação ou revenda, consertos de veículos para o negócio, máquinas, equipamentos e ferramentas diretamente ligados a uma atividade empreendedora dentro do município.
Contamos com linha de microcrédito do banco do Povo Paulista que concede ao microempreendedor formal ou informal, recursos sob juros e prazos que facilitam a viabilização do recurso para o investimento.
Documentos necessários para Empresa: Contrato Social e alterações, cartão do CNPJ, Cartão de Inscrição Estadual, Cartão de Inscrição Municipal, RG dos sócios e dos cônjuges (se houver), CPF dos sócios e dos cônjuges (se houver), comprovante de residência dos sócios, certidão de casamento dos sócios (se houver), orçamento do bem a ser financiado.
Documentos necessários para Pessoa Física: RG do cliente e cônjuge (se houver), CPF do cliente e cônjuge (se houver), comprovante de residência, certidão de casamento (se houver), orçamento do bem a ser financiado.
Documentos necessários para Avalista: RG do cliente e cônjuge (se houver), CPF do cliente e cônjuge (se houver), comprovante de residência, certidão de casamento (se houver), comprovante de renda ou declaração de capacidade de pagamento.
Microcrédito Caixa Crescer
Para pessoas físicas ou jurídicas que possuem um negócio próprio e batalham dia a dia em busca de crescimento.
Documentos necessários: RG, CPF e comprovante de residência.
*Informações na Secretaria, no Setor Banco do Povo.
Observação: Em qualquer das hipóteses, deverão ser apresentados documentos originais e duas cópias.
*Atendimento direto na Secretaria, das 8h às 17h
Programa Jovem Cidadão
O programa oferece aos jovens de 16 a 21 anos, estudantes da 2º e 3º série do ensino médio da rede pública estadual a oportunidade de inserção no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado em empresas e entidades sem fins lucrativos.
O estágio permite que o estudante tenha o primeiro contato com o mundo do trabalho e que, por meio do aprendizado, adquira habilidades específicas, experiência e agregue novos valores a sua formação.
Documentos necessários para cadastro: RA ou RG (se tiver o mesmo número do RA).
*Atendimento direto na Secretaria, das 8h às 17h.
Time do Emprego
É um programa com o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional.
*Atendimento direto na Secretaria, no Setor de Qualificação, das 8h às 17h.
Inovação
Núcleo de Orientação ao Microempreendedor
O Núcleo de Orientação ao Microempreendedor (N.o.m.e.) possui a missão de orientar e simplificar os procedimentos para formalização de quem trabalha por conta própria ou tem um pequeno negócio e/ou necessita de recursos dentro do município de Itapevi.
*Atendimento na Secretaria, das 8h às 17h.
Treinamento de Candidatos
Treinamento ofertado pela equipe de capacitação da secretaria por segmento nas áreas do comércio e serviços, em parceria com empresas desses segmentos. Os cursos são de qualificação profissional realizado em parceria com o SENAI.
Atendimento Diferenciado
Atendimento exclusivo e diferenciado ao empresário, no tocante à triagem de candidatos com pré-análise do perfil de acordo com as necessidades da empresa.
Proximidade do Empresariado
Visita às empresas e associações para atender demandas em relação aos órgãos públicos.
Emprega Itapevi
Alinhado às modernas tecnologias de gestão de vagas e candidatos, a secretaria vem desenvolvendo o Emprega Itapevi, com previsão de ser implementado no 4º trimestre deste ano.
*Informações direto na Secretaria, das 8h às 17h.
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) fornece apoio ao trabalhador com prestação de atividades, como entrada em Seguro Desemprego e intermediação de mão-de-obra.
O Posto atende pessoas que estejam fora do mercado de trabalho, desejam o primeiro emprego, almejam recolocação ou abertura de seguro desemprego. O atendimento é no Resolve Fácil no 1° andar de 2ª à 6ª feira a partir das 8h com entrega de senhas. O candidato deve estar munido de CTPS, RG, CPF e Comprovante com número de PIS/PASEP/NIT ou NIS, todos os documentos originais.
Os servidores irão fazer o cadastro e verificar se existem vagas disponíveis para o candidato dentro do seu perfil profissional no sistema. Sendo disponibilizado aos candidatos o acesso ao sistema de qualquer computador através do site maisemprego.mte.gov.br. O login é o PIS/PASEP/NIT ou NIS, o candidato preencherá suas informações pessoais e criará uma senha no final do cadastro que permitirá seu acesso sempre que desejar verificar as vagas disponíveis, através do app Sine Fácil, o munícipe receberá notificações de abertura de vaga de acordo com o perfil e emitir carta de encaminhamento.
Observação: Os interessados devem comparecer no posto de 2ª a 6ª feira, munidos de documentos para retirada da carta de encaminhamento na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Avenida Presidente Vargas, 88 – Centro), em frente ao Banco Itaú.
Os interessados devem procurar o Resolve Fácil, na Rua José Michelotti, 347, Cidade da Saúde, de segunda a sexta, das 08h às 17h.



Secretário: Mauro Martins Júnior
A secretaria é coordenada por Mauro Martins Júnior, gestor com larga experiência em multinacionais, sobretudo nos setores de varejo e finanças. Martins é formado em administração de empresas e com MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia – IPEN – pela Universidade de São Paulo (USP). Mauro é pós-graduando em Gestão Pública Municipal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).