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SECRETARIA DE SEGURANÇA E MOBILIDADE URBANA

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Secretária: Priscila Camargo

Atribuições: complementar, por meio da Guarda Civil Municipal, as atividades de policiamento exercidas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de zelar pela integridade do patrimônio público no município. Ao mesmo tempo, a pasta é responsável pelas políticas de transporte de Itapevi, incluindo a concessão das linhas de ônibus que circulam pela cidade.

Contato: 153 (Guarda) | (11) 4450-6784 |  – sec.seguranca@itapevi.sp.gov.br

Endereço: Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 890, Vila Santa Rita

Horário de atendimento: 8h às 17h

Criada em 5 de setembro de 1997, sob a Lei Complementar nº 03, a Guarda Civil Municipal (GCM) atua na proteção da população, patrulhamento urbano, desenvolvimento de ações de prevenção à violência e ao crime, ordenamento de tráfego, entre outras atividades.

O efetivo da GCM é composto por agentes capacitados, viaturas e motocicletas, além de bases comunitárias fixas, nos bairros de Amador Bueno e Vila Dr. Cardoso, e móveis situadas na região central.

A unidade de segurança também é composta pelas inspetorias Canil, Escolar, Patrulhamento, Rondas Ostensivas em Motocicletas (ROM), Ambiental e Central de Comunicação e Videomonitoramento (CECOM).

Sede da Guarda Municipal
Endereço: Estrada do Itaqui, 81 – Refúgio dos Pinheiros
Telefone: (11) 4141-0474

Base Comunitária da Vila Dr. Cardoso
Endereço: Rua André Cavanha

Base Comunitária de Amador Bueno
Endereço: Praça Paulo França

Em caso de emergência, ligue 153 ou 199 – Atendimento 24 horas.

Atua em situações de risco público no município, além de trabalhar em ações de prevenção, preparação e resposta aos desastres naturais, bem como à reconstrução estrutural e de perdas.

A COMDEC também é responsável pelo mapeamento das áreas de risco, controle pluviométrico e vistorias de segurança em endereços estratégicos de Itapevi.

As parcerias acontecem com as demais forças públicas da cidade, como a Guarda Civil Municipal, os bombeiros, policiais militares e civis, além de colaborar com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Endereço: Professor Dimarães Antonio Sandei, 264 – Cidade Saúde.
Telefone: (11) 4143-0841 – defesacivilitapevi@itapevi.sp.gov.br
Horário de atendimento: 8h às 17h

Em caso de emergência, ligue 153 ou 199 – Atendimento 24 horas.

A Delegacia da Defesa da Mulher foi inaugurada durante as comemorações de 57 anos de emancipação de Itapevi em 2016, em parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. A administração municipal oferece uma equipe da Guarda Municipal, denominada ‘Patrulha Maria da Penha’, que auxilia na prevenção à violência doméstica. Já o Governo designou uma equipe técnica, formada por uma delegada, escrivãs e investigadoras, todas mulheres.

O imóvel conta com onze ambientes, sendo eles salas de atendimento ao público, cartório de escrivães, cartório central, da delegada titular, da escrivã e investigador-chefe, dos investigadores, além da sala de carceragem e cozinha.

 

Endereço: Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 830 – Jardim Santa Rita

Telefone: 4205-1821
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Disque Denúncia – 180

A equipe do Canil da GM, iniciou em Janeiro 2009, os Guardas passaram por treinamentos com apoio da GCM de Santana de Parnaíba. A sede do canil conta com alojamento, sala de instrução, espaço para abrigo e adestramentos dos cães, sala de veterinário. A equipe é utilizada em complementação da proteção aos Bens e Serviços e Instalações do Município com emprego de cães, em patrulhamento dos Próprios Municipais, Operações de busca em resgate e salvamento, vítimas de soterramento como apoio a Defesa Civil e demais situações de socorro, demonstração de cunho educacional e recreativo, formaturas, desfiles e eventos Cívicos, apresentação em eventos, em ocorrências que envolvam entorpecentes, e em praças poliesportivas.
A equipe é composta por Guardas adestradores, os cães das raças: Rottweiler e Pastor Alemão e labrador, Participa decompetições nas modalidades abordagem e faro de entorpecentes, representando o Municípios de Itapevi.

Criada pela Guarda Municipal de Itapevi, e pelo incentivo de alguns guardas que amavam a música, a Banda foi formada em outubro de 2008, com apenas cinco guardas sabendo tocar algum instrumento e os demais possuíam vontade de aprender. Os primeiros ensaios na sede da Guarda representaram uma experiência inovadora para a corporação “Todos os integrantes possuem muita alegria e força de vontade, hoje o grupo é formado por 16 GMs, que esbanjam talento em suas apresentações.

Os integrantes da banda tiveram aulas de musica no Conservatório Vila Lobos na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito). Alguns dos músicos estão estudando no Conservatório de Tatuí.

“O objetivo maior da banda é de mostrar a arte da música para toda a população, não só de Itapevi, mas como também de outros municípios”.

Devido ao grande sucesso alcançado, a Banda possui um novo projeto. O principal deles é a criação de um espaço para que crianças e adolescentes possam interagir e aprender a arte musical, o que, na opinião da Guarda, deve colaborar para a redução dos índices de criminalidade. O projeto Musica Contra a Violência conta com dois polos sendo um na sede da Guarda Municipal e outro no Centro de referencia da Juventude na Cohab hoje os dois polos atende 160 crianças, entre 07 e 14 anos.

O projetos desenvolvidos pela Guarda Municipal sempre são motivo de orgulho para a Administração. Com a Banda não foi diferente. Esses músicos têm um grande potencial e vêm abrilhantando inúmeros eventos na região, A Banda já possui um repertorio de 110 . musicas, e com as suas apresentações em diversas escolas e eventos na cidade, ela vem ganhando destaque na região.

Em vigor desde 2010, a Rede Integrada de Radiocomunicação viabiliza ações rápidas das equipes da Guarda Civil Municipal, agentes de trânsito, funcionários do SAMU, das ambulâncias do Pronto Socorro, da Defesa Civil, da Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Fiscalização de Posturas.

Endereço: Rua Manoel Alves Mendes, 08 – Centro

Em caso de emergência, ligue 153 ou 199 – Atendimento 24 horas.

A Guarda Civil Municipal (GCM) está resguardada com o que há de melhor em equipamentos e componentes para garantir a segurança do agente e da população. Os servidores utilizam coletes balísticos, possibilitando mais segurança, viaturas equipadas, ampliando assim, o desempenho no atendimento das ocorrências, rádios de comunicação e armamento.

Em caso de emergência, ligue 153 ou 199 – Atendimento 24 horas.

Música Contra Violência

Criada pela Guarda Civil Municipal em 2013, o projeto leva às crianças e adolescentes da cidade, de forma lúdica e educativa, noções básicas de música, a fim de proporcionar uma vivência longe das drogas e da violência.

A fim de reduzir os índices de criminalidade em Itapevi, uma equipe especializada trabalha apurando os números de ocorrências por toda a cidade e, estrategicamente, encaminha seu efetivo para trabalhos pontuais de patrulhamento.

As categorias são divididas por tipo, localidade, gravidade e desfecho da ocorrência.

Endereço: Rua Manoel Alves Mendes, 08 – Centro
Telefone:
(11) 4141-0474
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Em caso de emergência, ligue 153 ou 199 – Atendimento 24 horas.

O centro de formação e capacitação de Itapevi, atende toda a região Oeste da Grande São Paulo e interior. A 1ª Turma a se formar foi os Guardas Municipais do Município de Itapevi e de Vargem Grande Paulista, no ano de 2008.

O Centro de Formação para Guardas Municipais objetiva proporcionar qualificação profissional continuada e permanente a seu efetivo, implementando a cultura preventiva e comunitária, com instrutores da própria Guarda municipal e com estrutura própria equipada com:

02 (duas) salas de instrução teórica com capacidade para 75 alunos cada;
01 (uma) sala para condicionamento físico e defesa pessoal;
02 alojamentos, sendo um masculino e outro feminino;
02 vestiários com sanitários, sendo um masculino e outro feminino;

O Centro de Formação de Guardas realiza os seguintes cursos:
Curso de Formação de Comando: este curso tem por objetivo capacitar Guardas Municipais a exercer a Função de Inspetores e Sub Inspetores na cadeia de Comando da Guarda;

Curso de Aprimoramento Profissional para os Guardas Municipais: Este curso tem por objetivo oferecer a toda corporação, subsídios para que possam efetuar o trabalho com mais segurança, de maneira integrada com seus pares, em conformidade com a disciplina esperada pelo Governo, sugerida pelo SENASP, através da Grade Curricular para Guardas Municipais, contando com a Carga Horária de 80 h/a, ano;

Curso de formação de Guardas Municipal: Este curso tem por objetivo proporcionar um conjunto de instrumentos que colaborem para a capacitação dos servidores das Guardas Municipais enfatizar a atuação das Guardas Municipais na prevenção da violência e criminalidade, destacando o papel do Município na área de Segurança, assim como estabelecer diretrizes e princípios que norteiem a atuação dos Guardas Municipais no município, respeitando e considerando as especificidade de cada município, em conformidade com Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas Municipais,com a Carga Horária de 700 h/a.

Curso de Cinofilia: Para que se realize a implantação do policiamento preventivo comunitário efetuado com auxilio de cães, curso de formação de adestramento de cães e preparação do cão para a localização de entorpecentes integração entre os munícipes e a guarda municipal auxiliada por cães na fiscalização de locais de difícil acesso, patrulhamento ostensivo e preventivo e em ocorrências de localização de vitimas de soterramento, faro de entorpecentes, com carga horária de 120 h/a;

Desde sua criação, já passaram pelo Centro de Formação e Capacitação As cidades de Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecirica da serra, Porto Feliz, Capivari, Carapicuiba, Araçariguama, Pirapora, Elias Fausto, Rafard, Ibiuna, Vargem Grande Paulista, Jandira e Mairinque, Nesses sete anos de existência se formou 800 guardas das cidades da Região e interior, atualmente encontra-se em formação 33 alunos da cidade de Embu das Artes.

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Itapevi (Demutran) foi constituído pela Lei 1.391, de 08 de maio de 1998. Está devidamente integrado ao Sistema Nacional de Trânsito, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro.
Constituem, entre outras atividades ligadas ao trânsito, atribuições de:

  • Sinalização de solo
  • Sinalização vertical, ou seja, placas de regulamentação, placas de advertência e placas de indicação
  • Interdições de vias públicas
  • Gerenciamento e fiscalização de transportes públicos municipais, escolares, táxis, etc.
  • Fiscalização do sistema viário
  • Controle do trânsito para segurança aos motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas
  • Planejamento e manutenção da sinalização de trânsito
  • Apoio às festividades oficiais
  • Estudos técnicos de implantação de sinalizações
  • Elaboração de relatórios e estatísticas de acidentes
  • Recolhimento de veículos abandonados em via pública

Endereço: Rod. Engenheiro Renê Benedito da Silva, 890 – Jardim Maria Judite
E-mail: demutran@itapevi.sp.gov.br
Fone:  4450-6784 (ramais 5001 e 5002)

Horário de atendimento: 8h às 17h

O Departamento de Transportes desempenha um papel fundamental na gestão do abastecimento, manutenção e controle de multas de trânsito dos veículos oficiais. Além disso, supervisiona a qualidade dos serviços de transporte público municipal e oferece suporte aos agentes de trânsito na fiscalização dos táxis e veículos escolares da cidade. Através do seu atendimento ao público, também emite autorizações para prestação de serviço de táxi, transporte escolar, além de receber pedidos de passe livre estudantil.

Para promover a modernização e aprimorar a qualidade dos no atendimento, as solicitações dos seguintes serviços são totalmente online! Com apenas alguns cliques, você pode iniciar e concluir seu pedido.

– Credencial de Estacionamento de Idoso:
Para solicitar a credencial de estacionamento de Idoso clique aqui. O solicitante deverá completar o cadastro no portal de atendimento da Prefeitura Municipal de Itapevi e ler e aceitar os termos de uso. Caso o solicitante já tenha cadastro, basta efetuar o login

Os seguintes documentos deverão ser anexados ao pedido;
– Documento com foto do solicitante;
– Comprovante de endereço de Itapevi, com no máximo 90 dias de emissão.
– Clique em enviar para aprovação;

Pronto! Seu pedido foi enviado e será analisado pela nossa equipe. Caso esteja tudo certo, em breve você receberá uma notificação no seu e-mail com a aprovação do pedido e as instruções para impressão da sua credencial. Caso você precise de algum suporte, nossa equipe está à disposição para ajudá-lo. Entre em contato através do e-mail atendimentotransporte.itapevi@gmail.com. A credencial tem validade de 5 anos e pode ser utilizada em todo território nacional, de acordo com o CONTRAN, resolução nº965, de 17 de maio de 2022.

– Credencial de Estacionamento de pessoa com deficiência:
Para solicitar a credencial de estacionamento de pessoa com deficiência clique aqui. O solicitante deverá completar o cadastro no portal de atendimento da Prefeitura Municipal de Itapevi e ler e aceitar os termos de uso. Caso o solicitante já tenha cadastro, basta efetuar o login;

Os seguintes documentos deverão ser anexados ao pedido:
– Documento com foto do solicitante;
– Comprovante de endereço de Itapevi, com no máximo 90 dias de emissão.
– Laudo médico com número do CID (Classificação Internacional de Doenças).
– Clique em enviar para aprovação.

Pronto! Seu pedido foi enviado e será analisado pela nossa equipe. Caso esteja tudo certo, em breve você receberá uma notificação no seu e-mail com a aprovação do pedido e as instruções para impressão da sua credencial. Caso você precise de algum suporte, nossa equipe está à disposição para ajudá-lo. Entre em contato através do e-mail atendimentotransporte.itapevi@gmail.com. A credencial tem validade de 5 anos para deficiências definitivas e de um ano para deficiências temporárias, e pode ser utilizada em todo território nacional, de acordo com o CONTRAN, resolução nº965, de 17 de maio de 2022.

– Autorização para condução de transporte escolar:

Para solicitar a autorização para condução de transporte escolar clique aqui. Os seguintes documentos deverão ser anexados ao pedido:
– Atestado de Antecedentes Criminais emitida pelo IIRGD;
– Certificado do Curso Transporte Escolar;
– Certidão Criminal emitida pelo TJ SP;
– Certidão Negativa de Débitos da Inscrição Municipal de Transporte Escolar do permissionário do alvará;
– Certidão Prontuário da CNH emitida pelo DETRAN e Certidão de Pontos, se motorista tiver pontuação;
– Certificado de Verificação do Cronotacógrafo emitido pelo INMETRO;
– Comprovante de residência de Itapevi;
– CNH válida (categoria D ou E);
– CRLV – último licenciamento (para processo inicial o veículo precisa ter menos de 10 (dez) anos de fabricação, e para renovação, até 20 (vinte) anos);
– Requerimento de vistoria do DETRAN SP, preenchido;
– Taxa de vistoria semestral do DETRAN SP, paga;
– Foto tirada de frente, reta, com boa iluminação e fundo claro (não aceitamos selfie) (a foto deve ser anexada no pedido).

Caso o motorista não seja permissionário do alvará, encaminhar também:
– Contrato de Prestação de Serviço entre o permissionário e o motorista autorizado.
Monitor:
– Documento com foto, com número de CPF;
– Comprovante de residência recente;
– Foto tirada de frente, reta, com boa iluminação e fundo claro (não aceitamos selfie) (a foto deve ser anexada no processo:
Após a entrega da documentação, será agendado para que o veículo será vistoriado por um funcionário do Departamento de Transportes. Conforme Lei nº 2.561, de 25 de junho de 2018.

– Autorização para condução de táxi:
Para solicitar a autorização para condução de táxi clique aqui. Os seguintes documentos deverão ser anexados ao pedido:

Documentos permissionários que não trabalham no ponto de táxi:
– Comprovante de residência atualizado;
– Documento com foto RG e CPF;
– Certidão Negativa da Inscrição Municipal (CCM).
– Foto tirada de frente, reta, com boa iluminação e fundo claro (não aceitamos selfie) (a foto deve ser enviada para o e-mail: divisaopermissoes.itapevi@gmail.com.

Documentos prepostos e permissionários que trabalham no ponto:
– Certidão de antecedentes criminais negativa emitida pelo IIRGD;
– Comprovante de residência no Município de Itapevi;
– CRLV – último licenciamento;
– Curso de Taxista, conforme determina a Lei Federal Nº 12.468;
– Declaração das pontuações da CNH emitida pelo DETRAN, ou pelo site oficial do DETRAN);
– Habilitação para dirigir veículo, categoria “B” ou superior;
– Certidão Negativa da Inscrição Municipal;
– Inscrição como segurado do INSS;
– Título de eleitor do Município de Itapevi;
– Última aferição do taxímetro;
– Autorização de renovação de preposto, assinada pelo permissionário (se for preposto);
– Foto tirada de frente, reta, com boa iluminação e fundo claro (não aceitamos selfie) (a foto deverá ser anexada ao pedido.

Após a entrega da documentação, será agendado para que o veículo será vistoriado por um funcionário do Departamento de Transportes. Conforme Lei nº 2.894, de 27 de outubro de 2021.

– Autorização de mudança de categoria para aluguel:
Para solicitar a autorização de mudança de categoria para aluguel clique aqui. Os seguintes documentos deverão ser anexados no pedido;

– CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou ATPV (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo) preenchido ou nota fiscal do veículo, se for zero-quilômetro;
– Laudo de vistoria fotográfico;
– Certidão negativa de débitos da inscrição municipal ;
– CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou contrato social e CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
– Comprovante de residência recente.

Após a conferência da documentação, será agendado para que o veículo será vistoriado por um funcionário do Departamento de Transportes.

– Autorização para instalação de taxímetro:
A autorização será emitida no mesmo processo de mudança de categoria para aluguel, e só será emitida após o interessado solicitar a Autorização para Condução de Táxi.

Endereço: Rua Heloísa Hideko Koba, 591, Vila Nova Itapevi
Email: transporte@itapevi.sp.gov.br

Atendimento: Resolve Fácil – Rua José Michelotti, 88 – Cidade Saúde
Email: divisaopermissoes.itapevi@gmail.com

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Secretária: Priscila Camargo

Priscila Camargo é formada em Direito, foi delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi, de 2018 a 2022. Também já esteve à frente da DDM de Barueri e foi delegada de polícia titular do 2º DP de São Bernardo do Campo.

A secretária é pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui especialização na área de gestão e contas públicas, políticas públicas de segurança pública, investigação criminal, investigação criminal em crimes eletrônicos e foi treinada para atuar no combate à Exploração Sexual Infantil pela NLETCE – Virtual National Law Enforcement Training on Child Exploitation – organizado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América (USDOJ).

A delegada Priscila também tem experiência na administração pública municipal, tendo sido advogada na Prefeitura de Cotia, ocupando os cargos de assessora, coordenadora e secretária adjunta da Fazenda.

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