×

SECRETARIA DE SEGURANÇA E MOBILIDADE URBANA

50147718546_db51b7120d_k

Secretária: Priscila Camargo

Atribuições: complementar, por meio da Guarda Civil Municipal, as atividades de policiamento exercidas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de zelar pela integridade do patrimônio público no município. Ao mesmo tempo, a pasta é responsável pelas políticas de transporte de Itapevi, incluindo a concessão das linhas de ônibus que circulam pela cidade.

Contato: 153 (Guarda) | (11) 4450-6784 |  – sec.seguranca@itapevi.sp.gov.br

Endereço: Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 890, Vila Santa Rita

Horário de atendimento: 8h às 17h

Criada em 5 de setembro de 1997, sob a Lei Complementar nº 03, a Guarda Civil Municipal (GCM) atua na proteção da população, patrulhamento urbano, desenvolvimento de ações de prevenção à violência e ao crime, ordenamento de tráfego, entre outras atividades.

O efetivo da GCM é composto por agentes capacitados, viaturas e motocicletas, além de bases comunitárias fixas, nos bairros de Amador Bueno e Vila Dr. Cardoso, e móveis situadas na região central.

A unidade de segurança também é composta pelas inspetorias Canil, Escolar, Patrulhamento, Rondas Ostensivas em Motocicletas (ROM), Ambiental e Central de Comunicação e Videomonitoramento (CECOM).

Sede da Guarda Municipal
Endereço: Estrada do Itaqui, 81 – Refúgio dos Pinheiros
Telefone: (11) 4141-0474

Base Comunitária da Vila Dr. Cardoso
Endereço: Rua André Cavanha

Base Comunitária de Amador Bueno
Endereço: Praça Paulo França

Em caso de emergência, ligue 153 ou 199 – Atendimento 24 horas.

Atua em situações de risco público no município, além de trabalhar em ações de prevenção, preparação e resposta aos desastres naturais, bem como à reconstrução estrutural e de perdas.

A COMDEC também é responsável pelo mapeamento das áreas de risco, controle pluviométrico e vistorias de segurança em endereços estratégicos de Itapevi.

As parcerias acontecem com as demais forças públicas da cidade, como a Guarda Civil Municipal, os bombeiros, policiais militares e civis, além de colaborar com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Endereço: Professor Dimarães Antonio Sandei, 264 – Cidade Saúde.
Telefone: (11) 4143-0841 – defesacivilitapevi@itapevi.sp.gov.br
Horário de atendimento: 8h às 17h

Em caso de emergência, ligue 153 ou 199 – Atendimento 24 horas.

A Delegacia da Defesa da Mulher foi inaugurada durante as comemorações de 57 anos de emancipação de Itapevi em 2016, em parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. A administração municipal oferece uma equipe da Guarda Municipal, denominada ‘Patrulha Maria da Penha’, que auxilia na prevenção à violência doméstica. Já o Governo designou uma equipe técnica, formada por uma delegada, escrivãs e investigadoras, todas mulheres.

O imóvel conta com onze ambientes, sendo eles salas de atendimento ao público, cartório de escrivães, cartório central, da delegada titular, da escrivã e investigador-chefe, dos investigadores, além da sala de carceragem e cozinha.

 

Endereço: Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 830 – Jardim Santa Rita

Telefone: 4205-1821
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Disque Denúncia – 180

A equipe do Canil da GM, iniciou em Janeiro 2009, os Guardas passaram por treinamentos com apoio da GCM de Santana de Parnaíba. A sede do canil conta com alojamento, sala de instrução, espaço para abrigo e adestramentos dos cães, sala de veterinário. A equipe é utilizada em complementação da proteção aos Bens e Serviços e Instalações do Município com emprego de cães, em patrulhamento dos Próprios Municipais, Operações de busca em resgate e salvamento, vítimas de soterramento como apoio a Defesa Civil e demais situações de socorro, demonstração de cunho educacional e recreativo, formaturas, desfiles e eventos Cívicos, apresentação em eventos, em ocorrências que envolvam entorpecentes, e em praças poliesportivas.
A equipe é composta por Guardas adestradores, os cães das raças: Rottweiler e Pastor Alemão e labrador, Participa decompetições nas modalidades abordagem e faro de entorpecentes, representando o Municípios de Itapevi.

Criada pela Guarda Municipal de Itapevi, e pelo incentivo de alguns guardas que amavam a música, a Banda foi formada em outubro de 2008, com apenas cinco guardas sabendo tocar algum instrumento e os demais possuíam vontade de aprender. Os primeiros ensaios na sede da Guarda representaram uma experiência inovadora para a corporação “Todos os integrantes possuem muita alegria e força de vontade, hoje o grupo é formado por 16 GMs, que esbanjam talento em suas apresentações.

Os integrantes da banda tiveram aulas de musica no Conservatório Vila Lobos na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (Fito). Alguns dos músicos estão estudando no Conservatório de Tatuí.

“O objetivo maior da banda é de mostrar a arte da música para toda a população, não só de Itapevi, mas como também de outros municípios”.

Devido ao grande sucesso alcançado, a Banda possui um novo projeto. O principal deles é a criação de um espaço para que crianças e adolescentes possam interagir e aprender a arte musical, o que, na opinião da Guarda, deve colaborar para a redução dos índices de criminalidade. O projeto Musica Contra a Violência conta com dois polos sendo um na sede da Guarda Municipal e outro no Centro de referencia da Juventude na Cohab hoje os dois polos atende 160 crianças, entre 07 e 14 anos.

O projetos desenvolvidos pela Guarda Municipal sempre são motivo de orgulho para a Administração. Com a Banda não foi diferente. Esses músicos têm um grande potencial e vêm abrilhantando inúmeros eventos na região, A Banda já possui um repertorio de 110 . musicas, e com as suas apresentações em diversas escolas e eventos na cidade, ela vem ganhando destaque na região.

Em vigor desde 2010, a Rede Integrada de Radiocomunicação viabiliza ações rápidas das equipes da Guarda Civil Municipal, agentes de trânsito, funcionários do SAMU, das ambulâncias do Pronto Socorro, da Defesa Civil, da Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Fiscalização de Posturas.

Endereço: Rua Manoel Alves Mendes, 08 – Centro

Em caso de emergência, ligue 153 ou 199 – Atendimento 24 horas.

A Guarda Civil Municipal (GCM) está resguardada com o que há de melhor em equipamentos e componentes para garantir a segurança do agente e da população. Os servidores utilizam coletes balísticos, possibilitando mais segurança, viaturas equipadas, ampliando assim, o desempenho no atendimento das ocorrências, rádios de comunicação e armamento.

Em caso de emergência, ligue 153 ou 199 – Atendimento 24 horas.

Música Contra Violência

Criada pela Guarda Civil Municipal em 2013, o projeto leva às crianças e adolescentes da cidade, de forma lúdica e educativa, noções básicas de música, a fim de proporcionar uma vivência longe das drogas e da violência.

A fim de reduzir os índices de criminalidade em Itapevi, uma equipe especializada trabalha apurando os números de ocorrências por toda a cidade e, estrategicamente, encaminha seu efetivo para trabalhos pontuais de patrulhamento.

As categorias são divididas por tipo, localidade, gravidade e desfecho da ocorrência.

Endereço: Rua Manoel Alves Mendes, 08 – Centro
Telefone:
(11) 4141-0474
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Em caso de emergência, ligue 153 ou 199 – Atendimento 24 horas.

O centro de formação e capacitação de Itapevi, atende toda a região Oeste da Grande São Paulo e interior. A 1ª Turma a se formar foi os Guardas Municipais do Município de Itapevi e de Vargem Grande Paulista, no ano de 2008.

O Centro de Formação para Guardas Municipais objetiva proporcionar qualificação profissional continuada e permanente a seu efetivo, implementando a cultura preventiva e comunitária, com instrutores da própria Guarda municipal e com estrutura própria equipada com:

02 (duas) salas de instrução teórica com capacidade para 75 alunos cada;
01 (uma) sala para condicionamento físico e defesa pessoal;
02 alojamentos, sendo um masculino e outro feminino;
02 vestiários com sanitários, sendo um masculino e outro feminino;

O Centro de Formação de Guardas realiza os seguintes cursos:
Curso de Formação de Comando: este curso tem por objetivo capacitar Guardas Municipais a exercer a Função de Inspetores e Sub Inspetores na cadeia de Comando da Guarda;

Curso de Aprimoramento Profissional para os Guardas Municipais: Este curso tem por objetivo oferecer a toda corporação, subsídios para que possam efetuar o trabalho com mais segurança, de maneira integrada com seus pares, em conformidade com a disciplina esperada pelo Governo, sugerida pelo SENASP, através da Grade Curricular para Guardas Municipais, contando com a Carga Horária de 80 h/a, ano;

Curso de formação de Guardas Municipal: Este curso tem por objetivo proporcionar um conjunto de instrumentos que colaborem para a capacitação dos servidores das Guardas Municipais enfatizar a atuação das Guardas Municipais na prevenção da violência e criminalidade, destacando o papel do Município na área de Segurança, assim como estabelecer diretrizes e princípios que norteiem a atuação dos Guardas Municipais no município, respeitando e considerando as especificidade de cada município, em conformidade com Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas Municipais,com a Carga Horária de 700 h/a.

Curso de Cinofilia: Para que se realize a implantação do policiamento preventivo comunitário efetuado com auxilio de cães, curso de formação de adestramento de cães e preparação do cão para a localização de entorpecentes integração entre os munícipes e a guarda municipal auxiliada por cães na fiscalização de locais de difícil acesso, patrulhamento ostensivo e preventivo e em ocorrências de localização de vitimas de soterramento, faro de entorpecentes, com carga horária de 120 h/a;

Desde sua criação, já passaram pelo Centro de Formação e Capacitação As cidades de Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecirica da serra, Porto Feliz, Capivari, Carapicuiba, Araçariguama, Pirapora, Elias Fausto, Rafard, Ibiuna, Vargem Grande Paulista, Jandira e Mairinque, Nesses sete anos de existência se formou 800 guardas das cidades da Região e interior, atualmente encontra-se em formação 33 alunos da cidade de Embu das Artes.

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Itapevi (Demutran) foi constituído pela Lei 1.391, de 08 de maio de 1998. Está devidamente integrado ao Sistema Nacional de Trânsito, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro.
Constituem, entre outras atividades ligadas ao trânsito, atribuições de:

  • Sinalização de solo
  • Sinalização vertical, ou seja, placas de regulamentação, placas de advertência e placas de indicação
  • Interdições de vias públicas
  • Gerenciamento e fiscalização de transportes públicos municipais, escolares, táxis, etc.
  • Fiscalização do sistema viário
  • Controle do trânsito para segurança aos motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas
  • Planejamento e manutenção da sinalização de trânsito
  • Apoio às festividades oficiais
  • Estudos técnicos de implantação de sinalizações
  • Elaboração de relatórios e estatísticas de acidentes
  • Recolhimento de veículos abandonados em via pública

Endereço: Rod. Engenheiro Renê Benedito da Silva, 890 – Jardim Maria Judite
E-mail: demutran@itapevi.sp.gov.br
Fone:  4450-6784 (ramais 5001 e 5002)

Horário de atendimento: 8h às 17h

O Departamento de Transportes assessora o Secretário na gestão de abastecimento, manutenção e controle de multa de trânsito dos carros oficiais. Além de fiscalizar a prestação de serviço do transporte público municipal e auxiliar os agentes de trânsito a fiscalizar os táxis e transportes escolares na cidade, também tem atendimento no Resolve Fácil para emitir as seguintes autorizações:

Credencial de estacionamento de idoso e deficiente;
Carteirinha, alvará, autorização temporária, autorização de circulação e certidão de transporte escolar;
Carteirinha, alvará, autorização temporária, autorização de taxímetro e certidão de táxi;
Autorização de mudança de categoria aluguel ou particular.

Endereço: Rua Heloísa Hideko Koba, 591, Vila Nova Itapevi
Email: transporte@itapevi.sp.gov.br

Atendimento: Resolve Fácil – Rua José Michelotti, 347 – Cidade Saúde
Email: divisaopermissoes.itapevi@gmail.com

whatsapp-image-2024-01-23-at-08.52.28

Secretária: Priscila Camargo

Priscila Camargo é formada em Direito, foi delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi, de 2018 a 2022. Também já esteve à frente da DDM de Barueri e foi delegada de polícia titular do 2º DP de São Bernardo do Campo.

A secretária é pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui especialização na área de gestão e contas públicas, políticas públicas de segurança pública, investigação criminal, investigação criminal em crimes eletrônicos e foi treinada para atuar no combate à Exploração Sexual Infantil pela NLETCE – Virtual National Law Enforcement Training on Child Exploitation – organizado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América (USDOJ).

A delegada Priscila também tem experiência na administração pública municipal, tendo sido advogada na Prefeitura de Cotia, ocupando os cargos de assessora, coordenadora e secretária adjunta da Fazenda.

Pular para o conteúdo