×

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS URBANOS

Secretaria de Infraestrutura e Servicos Urbanos – Felipe Barros

Secretário: Marcos de Oliveira Anjos

Atribuições: realizar, fiscalizar e acompanhar obras públicas no município. A pasta também é responsável pelos serviços de zeladoria na cidade.

Contato: (11) 4144.9290 – sec.obras@itapevi.sp.gov.br

Endereço: Rod. Engº Renê Benedito Silva, 2235 – Vila Gióia

Todos os serviços são atendidos via Fone: (11) 4144-9290

  • Limpeza de Boca de Lobo
  • Coleta de Lixo
  • Capinação
  • Limpeza de Bueiros
  • Tapa Buraco e
  • Manutenção de Via Pública

Em casos mais complexos sugerimos que o munícipe, compareça a secretaria para que um dos líderes de manutenção possa avaliar se a resolução do problema é de competência municipal ou de outro órgão.

Exemplo: As vezes ocorrem chamados para verificar reclamações que envolvam águas pluviais, ao verificar que o serviço é da Sabesp, entramos em contato com a mesma para que seja solucionado o problema. Da mesma maneira ocorre com a Eletropaulo, D.E.R e outros órgãos que fornecem serviços aos Munícipes.

Outros serviços como capinação, coleta de lixo, limpeza das margens de córregos, limpeza de bueiro, limpeza de boca de lobo, manutenção de ruas como pintura e varrição. Averiguamos e encaminhamos através de protocolos para empresas que prestam serviços contratadas pela Prefeitura específicos a esse fim.

Quanto à construção, movimentação de terra, obras de pequeno, médio e grande porte, devem ser passadas diretamente ao secretário da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, o qual é responsável pelas avaliações e ações desse segmento.

No combate a inundações, além dos serviços de preservação e prevenção como já explica o site, temos o programa P.A.I (Plano de atendimento Imediato), onde vários mecanismos são acionados para ações instantâneas e em casos de enchentes temos uma equipe que fica em alerta a disposição para os serviços necessários.

Tapa buraco, existem 02 equipes responsáveis por essa manutenção, casos de pintura de lombada ou confecção de proteção, pintura ou qualquer alteração de vias, ruas, estradas e logradouros, deve-se fazer o pedido no DEMUTRAN, que nos encaminhará a autorização para fazê-lo se assim for o caso.

Uma das principais metas do Governo Municipal é realizar a pavimentação das ruas que ainda não contam com o benefício. A ação segue o mesmo padrão adotado nos últimos anos: implantação de infraestrutura, com redes coletoras de águas pluviais, instalação de guias e sarjetas, e a colocação da massa asfáltica.

O importante ressaltar que a pavimentação tem a tendência de melhorar a vida de munícipes. O que antes era necessidade, com a pavimentação se tornará cada vez mais acessível para serviços públicos como ambulâncias, caminhões de coleta de lixo, viaturas, entre outros.

No período de 2006 e 2008, foram atendidas dezenas de bairros com o serviço de pavimentação asfáltica. Em alguns, como o Jardim Portela, foram atendidas algumas ruas que restavam ser pavimentadas. Já outros bairros, como o Jardim São Carlos, tiveram todas as suas ruas asfaltadas. Ao todo, em três anos foram pavimentados 70 km de ruas em toda a cidade.

Itapevi é uma cidade em pleno crescimento econômico, com a vinda de grandes indústrias e de redes comerciais. Com o crescimento, vem um dos desafios das grandes cidades: a demanda pela qualidade do tráfego em ruas e avenidas. Além disso, o desgaste de vias com o passar do tempo e a ação das intempéries compromete a qualidade do asfalto gradativamente.

Visando facilitar a circulação dos veículos e de pedestres nas ruas de Itapevi, o Governo Municipal realiza manutenção periódica. Semanalmente, bairros da cidade têm ruas atendidas com o serviço, que recupera áreas danificadas e melhora a qualidade do pavimento.

Em ruas e avenidas que apresentam pequenos danos, a administração municipal realiza a Operação Tapa-buraco. Já em locais onde se faz necessário um trabalho mais profundo e amplo, a Prefeitura executa o Serviço de Recapeamento. Outras vias, que ainda não contam com a pavimentação asfáltica, também recebem manutenção periódica por parte do Governo Municipal.

Itapevi é uma cidade em pleno crescimento econômico, com a vinda de grandes indústrias e de redes comerciais. Com o crescimento, vem um dos desafios das grandes cidades: a demanda pela qualidade do tráfego em ruas e avenidas. Além disso, o desgaste de vias com o passar do tempo e a ação das intempéries compromete a qualidade do asfalto gradativamente.

Visando facilitar a circulação dos veículos e de pedestres nas ruas de Itapevi, o Governo Municipal realiza manutenção periódica. Semanalmente, bairros da cidade têm ruas atendidas com o serviço, que recupera áreas danificadas e melhora a qualidade do pavimento. Em ruas e avenidas que apresentam pequenos danos, a administração municipal realiza a Operação Tapa-buraco. Já em locais onde se faz necessário um trabalho mais profundo e amplo, a Prefeitura executa o Serviço de Recapeamento.

Estão disponíveis no Velório e Cemitério Municipal: sanitários com acessibilidade, fraldário, área para café, oito boxes de vigília, sala de descanso, sala de urnas, sala de preparo e setor administrativo. Além de serviço funerário oferecido gratuitamente de caixão e transporte de urna.

Endereço: Rua Gaudêncio Barbosa, 486 – Jardim Julieta
Telefone: Velório – (11) 4141-8817 – Serviço 24 horas Cemitério – (11) 4142-6743
Horário de funcionamento do Cemitério: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Memorial Parque Itapevi é um cemitério vertical, sendo o primeiro biosseguro do Estado de São Paulo, e conta com uma arquitetura moderna, acessibilidade, sistemas de gavetas distribuídas em sete andares e possibilidade de transmissão online do velório para os familiares. O local também possui paisagismo especial, colocação de lona tensionada, instalação do guarda-corpo e dos corrimãos das rampas acessíveis e iluminação de LED.

Graças a verticalidade, o espaço do cemitério é otimizado e permite um sepultamento mais ágil, concluído em apenas dez minutos, enquanto no modo convencional, são utilizados cerca de 55 minutos.

Endereço: Estrada Lucinda de Jesus, 591 – Cohab
Horário de funcionamento: Todos os dias, 24h
Horário dos sepultamentos:
Todos os dias, das 5h às 17h
Telefone: (11) 4143-6324

O Governo Municipal de Itapevi mantém ações de combate às inundações em rios, córregos e bocas-de-lobo em diversos bairros da cidade. Os serviços são mantidos durante todo o ano, com o desassoreamento de rios e limpeza de bocas-de-lobo, bueiros e caixas coletoras de águas pluviais. Semanalmente são atendidos diversos bairros de Itapevi com a ação, que vem reduzindo sensivelmente a ocorrência de inundações na cidade.

Diversos bairros de Itapevi apresentam vielas e pequenas ruas que dão acesso às moradias. De baixa ou mesmo sem circulação de veículos, muitas dessas vielas não possuíam a infraestrutura necessária. O Governo Municipal iniciou o serviço de pavimentação de vielas, que garante o asfaltamento dessas vias com a mesma qualidade oferecida nas ruas e avenidas.

Executado por uma empresa contratada pelo Governo Municipal, o serviço de coleta de lixo domiciliar, hospitalar e em prédios municipais é realizado periodicamente nos bairros da cidade.

marcos-de-oliveira-anjos-secretario-de-infraestrutura-e-servicos-urbanos-7

O engenheiro civil Marcos de Oliveira Anjos, de 29 anos, assumiu a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos em janeiro de 2021. Profissional com conhecimento no serviço público, tendo experiência de 2 anos na própria Prefeitura de Itapevi, entre os anos de 2016 e 2017, onde atuou na execução das obras do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), construções de Unidades Básicas de Saúde, reformas de escolas e quadras esportivas, entre outras. Na sequência, prestou serviços para uma construtora na execução de obras públicas em diversas administrações municipais. Formado pela Uninove, Marcos também foi líder de dezenas de profissionais em cinco Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) e dois Poupatempos, durante seis anos.

Pular para o conteúdo