Prefeitura de Itapevi inaugura Eco Ponto no Rosemary

Destaque, Itapevi, Meio Ambiente

A Prefeitura inaugurou, nesta segunda-feira (25), o segundo Eco Ponto de Itapevi. A unidade fica na Rua Licínio Avelino da Costa, 151, no Jardim Rosemary, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

No espaço, a população pode descartar materiais recicláveis (papel, metais, vidros, plásticos), madeira, estofados, pneus e óleo de cozinha.

Além disso, essa é a primeira unidade a receber descartes de equipamentos eletrônicos, baterias e pilhas comuns e recarregáveis.

No local não serão recebidos restos de poda de árvores.

O Eco Ponto do Jardim Rosemary é o segundo da história de Itapevi, somando-se à unidade da Cohab (Estrada Lucinda de Jesus Silva, 1015), que também funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Até o final deste ano, a Vila Dr. Cardoso deve ganhar o terceiro Eco Ponto de Itapevi.

O aposentado Eufrásio Alves dos Santos, 56, morador do bairro, elogiou a iniciativa. “A Prefeitura está fazendo a sua parte”, disse. “Então, a população deve colaborar e trazer os materiais”, afirmou.

Infraestrutura

Com 618 m², o espaço do Jardim Rosemary tem sala de recepção, lavatório, vestiários, cozinha e escritório administrativo, com quatro caçamba para o descarte de recicláveis, cada uma com capacidade de armazenamento de mil litros.

Há também quatro caçambas metálicas, onde ficarão os resíduos de madeira, com capacidade total de armazenamento de 2 toneladas. Além disso, há três urnas instaladas para o descarte de pilhas e baterias, notebooks, tablets e celulares.

O material descartado será entregue a cooperativas parceiras e ao sistema de logística reversa das empresas fabricantes dos produtos.  Todo o conteúdo recebe tratamento ambientalmente sustentável.

O telefone da unidade é o (11) 4205-3042.

Combatendo o descarte irregular

Com a instalação do novo Eco Ponto, a Prefeitura irá endurecer a fiscalização de descarte irregular de resíduos sólidos.

Para denunciar, basta ligar no (11) 4143-7600 (ramal 1129) e falar com o Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Em 2017, a multa para quem é flagrando praticando a irregularidade passou de R$ 5.580,00 para R$ 14.880,00.

Para evitar contratempos, também é possível agendar o Cata-Bagulho, serviço que da administração municipal que retira entulhos e outros materiais na sua casa com dia e hora marcada.

Os telefones para agendamento são o (11) 4205-4347 e o (1) 4205-4345.