×

Mutirão contra o Aedes visitou 8,1 mil residências

  Itapevi, Saúde

A Prefeitura de Itapevi realizou no último sábado (6) mais um mutirão contra o Aedes Aegypti, para combater a dengue, zica e chikungunya. Cerca de 650 casas visitadas em Amador Bueno. A ação também retirou do bairro 20 toneladas de lixo e entulho acumulados.

Este foi o décimo segundo mutirão realizado em Itapevi neste ano. O próximo acontecerá no Jardim Rosemary, neste sábado (13). Eles estão sendo realizados sempre aos sábados em diferentes bairros do município e acontecem até o dia 27 de abril.

Iniciada em janeiro pelo Departamento de Controle de Vetores da Prefeitura de Itapevi, a ação já visitou 8.113 residências em toda a cidade. O serviço de Cata-Bagulho também foi reforçado e recolheu, até agora cerca de 127 toneladas de entulho. Os dados são das Secretarias de Saúde e de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Os mutirões já foram realizados nos bairros Jardim Santa Rita, Vila Santa Rita, Jardim Rainha, Chácara Vitápolis, Cardoso, Jardim São Carlos, Briquet, Santa Cecília, Colinas de Itapevi, Cohab e Amador Bueno. Neles, a Prefeitura colocou telas para proteger caixas d’água em 819 imóveis. Em 63 residências foram encontradas larvas do mosquito, que foram eliminadas.

No entanto, os agentes de Saúde e de Controle de Endemias encontraram 2.027 residências fechadas e, em 112 ocasiões, os moradores se recusaram a deixar as equipes técnicas entrarem para realizar as vistorias. Foram encontrados 40 imóveis desocupados ao longo destes mutirões.

Registros em Queda

Graças aos esforços da Prefeitura para combater o mosquito Aedes Aegypti e à colaboração de toda a população, Itapevi teve apenas um caso confirmado de dengue em 2019.

Isso faz de Itapevi a cidade da Região Oeste com a menor incidência da doença neste ano, ao lado de Jandira e Pirapora do Bom Jesus, ambas com um caso confirmado cada.

Os dados, que englobam do início do ano até o dia 21 de março, são do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde.

Para efeito de comparação, os municípios de Barueri e Santana do Paranaíba tiveram 4 casos confirmados cada, enquanto Cotia teve 6 e Osasco, 21. Já a cidade de Carapicuíba registrou o maior número da região: 25 confirmações.

Além disso, o caso registrado em Itapevi foi contraído fora da cidade, sinal de que o trabalho preventivo da administração municipal tem dado resultado.

Não houve alta na incidência da doença em Itapevi em relação a 2018, quando também houve apenas um caso confirmado no mesmo período.

Aedes aegypti

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura dos ovos pela fêmea em diversos criadouros.

Para combater o mosquito, é de extrema importância que a população atenda os agentes de endemias e abra as residências para vistorias de potenciais criadouros do vetor.

O munícipe também deve contribuir com a redução da doença evitando recipientes com água parada através de medidas simples tais como: o lixo deve ser colocado no lixo, o descarte de copos e garrafas devem ser feitos em lixeiras, realizar periodicamente limpeza das calhas, tampar ralos e vasos sanitários.

Outras medidas são: verificar os materiais inservíveis, que devem ser colocados para coleta pública, tampar os tonéis e caixas d´água, manter o lixo em sacos bem fechados, deixar garrafas sempre viradas de boca para baixo, eliminar o prato de vasos de plantas ou usar prato justaposto, limpar com escova ou bucha os potes de água dos animais, retirar a água acumulada atrás da geladeira ou da máquina de lavar, telar e tampar caixas d’água e não deixar acumular água em lajes, uma vez que a maior proliferação de larvas são encontradas nestes reservatórios.

Mutirão no Jardim Rosemary

Neste sábado (13), o Jardim Rosemary receberá a ação do mutirão. Conheça as ruas que serão visitadas pelos agentes de saúde e de limpeza da Prefeitura:

 

13° MUTIRÃO DE COMABATE AO AEDES: DIA 13 ABRIL – SÁBADO
BAIRRO: JARDIM ROSEMARY
 

RUA SERRA FORMOSA

RUA EDWIL DOS SANTOS

RUA SERRA GERAL

RUA SERRA DO DOURADOR

RUA JOSENILDO TAVARES DA SILVA

RUA SERRA LEOA

RUA SERRRA DO JUQUERE

RUA SERRA DAS ARARAS

RUA SERRRA DA CANTAREIRA

RUA JOSÉ JANUÁRIO

RUA SERRA DA LAGE

RUA SERRRA DOS CRISTAIS

RUA SERRA DO BORORÓ

RUA JOÃO INÁCIO VELOSO

RUA FRANCISCO DE SOUZA

RUA PEDRO DIAS DA ROCHA

RUA SERRA DOS FARRAPOS

RUA SERRA DAS BALAIADAS

RUA SERRA DO ITAQUI

RUA SERRA NEGRA

RUA SERRA DE ITABERABA

 

 

DAS 8H ÀS 14H

 

 

Últimas postagens
Pular para o conteúdo