Prefeitura abre inscrições para Prêmio Professor Nota 10 em Itapevi

Educação, Funcionalismo, Itapevi

A Prefeitura de Itapevi abre, nesta quinta-feira (11), as inscrições para educadores da rede municipal de ensino participarem do Prêmio Professor Nota 10.

Os projetos podem ser inscritos pelos professores até a próxima quarta-feira (17), na própria escola onde trabalham.

Lançado em março, o programa tem o objetivo de valorizar o trabalho docente e desenvolver práticas pedagógicas de referência nas escolas do município. Ele é destinado a professores efetivos que estão atuando em sala de aula.

Para concorrer, os docentes devem desenvolver um projeto educacional com o tema Práticas Inovadoras para o Século XXI, voltado a uma das quatro modalidades:

– Educação Infantil

– Ensino Fundamental I (1º, 2º e 3º ano)

– Ensino Fundamental I (4º e 5º ano)

– Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado

O primeiro lugar de cada categoria ganhará R$ 4 mil, o segundo, R$ 3 mil, e o terceiro colocado, R$ 2 mil. Ao todo, são R$ 36 mil em premiações, além de um carro 0 km para o melhor projeto apresentado.

Os trabalhos serão analisados por uma comissão a ser formada por profissionais renomados indicados pela Secretária de Educação ou por empresa contratada, seguindo os critérios definidos pelo decreto nº 5.464 e 04 de abril de 2019, publicado na edição 620 do Diário Oficial.

Uma vez inscrito, o projeto deve ser entregue no dia 3 de maio na Secretaria de Educação de Itapevi (Rua Prof. Irineu Chaluppe, 65, Centro).

Serão desclassificados os projetos que não estiverem voltados às propostas educacionais estipuladas e que não atendam ao requisito de originalidade ou representem plágios.

Investimentos na Educação

Os investimentos em educação são prioridade para a administração municipal.

No final de fevereiro, a Prefeitura firmou uma parceria com a Fundação Itaú Social para melhorar a qualidade da educação na rede de ensino de Itapevi.

Pelo acordo, o Polo de Desenvolvimento Educacional da fundação disponibilizará ao município tecnologias para aprimorar o planejamento e a gestão, além da administração dos recursos e o diagnóstico dos problemas enfrentados pela rede.

Em julho, será inaugurada a primeira escola de tempo integral na história de Itapevi, no Parque Suburbano. Em fevereiro de 2020, é a vez da inauguração da unidade de tempo integral do Santa Rita.

As duas escolas irão atender dois mil estudantes do ciclo I do Ensino Fundamental, de 1º a 5º ano, que estudarão das 7h às 16h.

Também houve investimentos para estudantes do ensino médio, de responsabilidade do governo estadual.

Em 2018, 470 alunos foram beneficiados pela 2ª edição da Maratona do Enem, com aulas gratuitas, oferecidas pelo Cursinho da Poli, e material apostilado.

A maratona é um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio oferecido a alunos da rede pública, dando oportunidades para que os jovens de Itapevi possam entrar em boas faculdades, aumentando suas chances de sucesso profissional.

Além disso, graças aos esforços da Prefeitura, o número de alunos da rede municipal atendidos pelo Transporte Escolar Gratuito (TEG) teve um salto de 69,7% em um ano: subiu de 1.561 alunos em março de 2017 para 2.650 em junho de 2018.

O TEG é destinado a alunos que moram a 1,5 quilômetro das escolas e para estudantes com deficiência. São crianças com idade a partir dos quatro anos, matriculadas do pré ao 5º ano.