Curso sobre Licitações Públicas reúne mais de 100 empreendedores da cidade

Itapevi

Ação teve como objetivo qualificar empreendedores para estimular empresas da cidade a participar de vendas para órgãos públicos

Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura de Itapevi realizou o primeiro Curso Sobre Licitações Públicas, gratuito e destinado a pequenos e médios empreendedores da cidade interessados em participar do processo de licitações públicas realizadas pela administração municipal. O curso durou 3h30.

Participaram do evento representantes de micro e pequenas empresas estabelecidas no município. Cerca de 110 pessoas receberam capacitação. O curso foi realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Vila Nova Itapevi.

“Nossa proposta é capacitar estes empreendedores para que eles possam participar destas licitações. Assim, o dinheiro gasto com fornecedores pela Prefeitura tem mais chances de permanecer no próprio município, gerando mais empregos e renda na cidade, além de fomentar o empreendedorismo”, explicou Martins.

Martins ainda disse que com o sucesso do evento a Prefeitura inicia agora o estudo de um módulo mais específico para continuidade do curso, aperfeiçoando-o. “Em meados de abril deveremos formatar um conteúdo mais robusto, específico e direcionado para abrirmos novas turmas com 15 a 20 alunos cada e aprofundarmos a discussão sobre licitações no município”, destacou.

Durante a palestra foram abordados os assuntos: o que é licitação, quais documentos necessários para licitação, tipos de licitação, apresentação do pregão eletrônico e funcionamento de formas de venda para a Prefeitura e órgãos públicos. Os palestrantes foram Viviane Ez Zughayar, gestora do Sebrae Regional em Osasco; Alexandre Gonçalves, do Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais); Marcia Andreazzi, diretora de Compras de Itapevi; e, Nataly Rodrigues, secretária adjunta de Suprimentos de Itapevi.

Mais informações sobre cursos podem ser obtidas pelo telefone 4143-8888. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Avenida Presidente Vargas, 376 – Centro) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sistema informatizado

Desde o dia 7 de janeiro deste ano, a Prefeitura de Itapevi adotou novo sistema informatizado de licitação para facilitar a aquisição de bens e serviços no sistema de compra direta.

O sistema está em operação por meio da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBMNET Licitações), uma plataforma de pregão eletrônico, que permite negociação de preços, ampla competitividade, igualdade de condições e celeridade no processo licitatório.

A modalidade também permite que fornecedores locais participem do processo, disponibilizando suas propostas. Para participar, os interessados devem estar cadastrados na plataforma (www.bbmnetlicitacoes.com.br) e providenciar os documentos ali exigidos.

Foto: Felipe Barros/ Ex-Libris PMI

Legenda: Empreendedores acompanham palestras sobre licitações