SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E JUVENTUDE

Secretaria de Cultura e Juventude – Felipe Barros

Secretária: Virgínia Soares

Atribuições: estimular o desenvolvimento de atividades e manifestações culturais no município, contribuindo para a criação de uma identidade cultural itapeviense.

Contato: (11) 4205-1871 – sec.cultura@itapevi.sp.gov.br

Endereço: Avenida Luiz Manfrinato, 194 – Centro

A escola

Tem em sua formação o Ballet e o Jazz desde 2002.
Com uma infraestrutura ideal com salas amplas e instalações adequadas, a escola atende hoje cerca de 1.400 alunos, a partir de 4 anos de idade.
Com professores qualificados e com especializações fora do Brasil, a metodologia de ensino baseia-se em transformar valores através da arte e autoconhecimento, tendo como objetivo formar bailarinos altamente qualificados para o mercado de trabalho.

*Ballet Infantil ou Baby Class
Nas aulas de baby class, o aluno terá acesso a uma série de atividades lúdicas, baseadas no ballet e no jazz, que auxiliarão no desenvolvimento psíquico, intelectual e motor.

*Iniciante

Prioridade para o alongamento do corpo, aprendizagem inicial da técnica, memorização e expressão corporal.

* Ballet Clássico

Nas aulas de Ballet Clássico o aluno tem a possibilidade de se aprofundar nas diversas áreas do conhecimento dessa arte milenar como:

– Ballet Clássico de Repertório;
– Técnica de Pontas;
– Técnica Masculina;
– Condicionamento Físico;
– História da Dança.

*Jazz

É uma expressão corporal criada e sustentada pelo improviso. As diferentes técnicas do jazz demonstram que muitos dos seus princípios foram herdados do Ballet Clássico e da dança moderna. Uma explosão de energia que se irradia de ritmos pulsantes.

* Contemporâneo

É um método desenvolvido a partir da dança moderna. Não se define em técnicas específicas, mas na improvisação e no contato improvisado. O corpo na dança contemporânea é constituído, na maioria das vezes, a partir da técnica somática da conscientização do corpo e do movimento.

*Zumba

É uma forma de dança aeróbica de inspiração latina. Estimula os sentidos e trabalha todos os músculos incorporando ritmos como salsa e merengue entre outros.

Av. Luiz Manfrinato, 194 1º Andar

Telefone:
4205-1871 Ramal 25

A Escola Municipal Livre de Teatro funciona desde 2005. Atualmente a Escola possui em torno de 500 alunos, a partir dos 8 anos de idade. Os cursos de Teatro e Circo-Teatro têm como objetivo principal o desenvolvimento e aprofundamento artístico, filosófico e cultural dos alunos da Escola Municipal de Teatro realizando, juntos, trabalho de estudo cênico.

O curso de Teatro, que é dividido em 4 módulos de 6 meses cada, nos quais os alunos aprenderão sobre História do Teatro e Sensibilização Artística. Ao término dos 4 módulos, os alunos recebem declarações que comprovam suas atividades em teatro, sua participação em no mínimo 4 espetáculos.

Já o curso de Circo-Teatro, com o objetivo de impulsionar novas possibilidades expressivas, com aulas de acrobacias, malabares, portagens, clown, entre outros, aprimorando e acrescentando em seu conhecimento artístico uma nova forma de pensar e realizar o desenvolvimento da arte em nosso município e região.

Av. Luiz Manfrinato, 194 2º Andar

Telefone:
4205-1871 Ramal 24

A antiga Casa do Ceramista em 2014 tormou-se Escola Municipal Livre de Arte de Itapevi e já atendeu centenas de munícipes itapevienses com os cursos de cerâmica nas modalidades Modelagem, Torno Elétrico, Pintura Fria e Esmaltação.

Os cursos são ministrados em dois semestres, intercalando as aulas de pintura e esmaltação, sempre que tem peças queimadas em biscoito (primeira queima da peça cerâmica), com um intervalo de férias no mês de julho. Ao término do curso é realizada uma formatura com os alunos frequentes.

São feitos dois bazares anuais com peças confeccionadas pelos alunos, cuja renda é revertida para os mesmos. Algumas peças são doadas e outras, confeccionadas pelos professores, ficam para reposição de materiais de consumo. A Casa do Ceramista também mantém peças em exposição permanente para apreciação e venda, como incentivo para os visitantes e futuros alunos.

Av. Luiz Manfrinato, 194 Térreo

Na escola de Artes são ofericidos cursos de Desenho, Artesado e Esculturas

O Centro de Formação Musical foi criado no ano de 2010, e trata-se de um importante instrumento cultural que visa o ensino e a propagação da música na cidade. O Centro abriga diversas atividades na área da música, desde a musicalização infantil, (atendendo crianças a partir de 7 anos), passando pelos diversos níveis, chegando a grupos artísticos de elevado padrão, tais como a Banda Sinfônica e Banda Marcial.

São oferecidos cursos de musicalização infantil por meio de flauta e percussão, sopros (madeiras e metais); percussão erudita e popular; violão; teclado; piano; cordas friccionadas e teoria musical. A estimativa de atendimento gira em torno de 1200 alunos/componentes ao ano e a projeção de público atendido nos eventos é por volta de 6 mil por ano.

Atendimento/Inscrições

O Centro de Formação Musical atende de segunda à sexta das 8h às 17h
Local: Av. Ferez Nacif Chaluppe, 39, Centro

virgnia-soares-de-oliveira-site

Secretária: Virgínia Soares

Pós-graduada em Didática e Psicologia da Educação, a professora Virgínia Soares de Oliveira está à frente da secretaria de Cultura e Juventude. Moradora de Itapevi desde a década de 1950, Virgínia já foi diretora de escola na rede estadual de ensino e supervisora de ensino na Secretaria de Educação do município.