Sorriso Móvel realiza 35,7 mil atendimentos da rede de ensino de Itapevi

Itapevi, Saúde

O Sorriso Móvel, programa criado pela Prefeitura de Itapevi, realizou 35.760 atendimentos odontológicos em alunos matriculados na rede pública de ensino, em 2018. Deste total, 26.524 crianças foram atendidas na rede municipal e 9.236 estudantes na rede estadual.

Os alunos foram atendidos na unidade móvel odontológica, que percorreu as escolas durante o período letivo, e passaram por serviços de limpeza e curativos em pequenas cáries e também receberam orientações sobre higiene bucal, escovação e alimentação saudável.

Foram encaminhadas para atendimento nas unidades básicas de saúde 632 crianças que precisaram de atendimento especializado. Destes casos, 71 crianças passaram por cirurgia de freio labial e lingual, que afetam muitas vezes a fala, comprometendo a dicção e o aprendizado.  As cirurgias foram realizadas no Centro de Reabilitação de Itapevi, na Cohab.

Criado em junho de 2017, o programa atendeu, naquele ano, cerca de 18 mil crianças das escolas da rede municipal de ensino. Em maio do ano seguinte, o atendimento foi ampliado para atender os alunos dos 6º e 7º anos matriculados na rede estadual de ensino.

Sorriso Especial

Em março de 2018, a Prefeitura inaugurou o Sorriso Especial, exclusivo para pessoas com deficiência, no Centro de Reabilitação de Itapevi (Avenida Pedro Paulino, 1180 – Cohab II). Em nove meses de funcionamento, a unidade atendeu 867 consultas agendadas, realizou 378 restaurações em dentes cariados e 198 limpezas com raspagem. A unidade foi responsável ainda por 241 cirurgias de extrações dentárias.

Sorriso Mulher

No mesmo ano, a Prefeitura também lançou o Sorriso Mulher, serviço de saúde preventiva que funciona no Centro de Referência da Mulher (av. José Michelotti, 194, Cidade Saúde) e prioriza o atendimento de gestantes, bebês de 0 a 4 anos e mulheres vítimas de violência. O espaço realiza ainda exames pré-natais odontológicos. Desde o início das suas atividades, a unidade atendeu 268 mulheres e crianças e realizou 899 procedimentos.