Reab de Itapevi pode atender pacientes com esclerose múltipla

Itapevi, Saúde

Equipe de multiprofissionais tem como objetivo estimular uma melhor qualidade de vida do indivíduo

Nesta sexta-feira (30) é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Para atender a demanda da doença, a Prefeitura está preparada para realizar o atendimento especializado no Centro de Reabilitação (Reab), na Cohab.

No entanto, antes a família ou paciente devem procurar o serviço de assistência básica da rede municipal de saúde e ter sido encaminhada por um neurologista para o tratamento especializado no Reab. Na unidade, é realizado o acolhimento e verificado quais os sintomas apresentados.

A partir desse momento, uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos vão avaliar a condição clínica do paciente para iniciar o tratamento adequado.

Esclerose Múltipla (EM)

É uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a causa da enfermidade ainda seja desconhecida, há muitos estudos desenvolvidos em todo o mundo, fator que têm possibilitado constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes, geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos.

A Esclerose não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga.

Sobre o Reab

Inaugurado em 1994, oferece atendimento de fonoaudiologia, fisioterapia ortopédica e neurológica, terapia ocupacional e acupuntura. A unidade conta também com psicólogo, assistente social e dentista. A unidade funciona na Avenida Pedro Paulino, 1180, na Cohab, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, ou pelo telefone 4773-7534.