Brincadeiras de Rua beneficiará 16 mil estudantes

Educação, Itapevi

No início de maio, a Prefeitura de Itapevi lançou a 2ª edição do projeto Brincadeiras de Rua, uma ação pedagógica, que, pelo segundo ano consecutivo, visa estimular o aprendizado de maneira lúdica, por meio da pesquisa, da produção escrita e da criação de trabalhos artísticos.

A ação integra brincadeiras tradicionais ao processo de construção do conhecimento, promovendo conteúdos de maneira interdisciplinar e fortalecendo o vínculo entre a comunidades e escolas.

Até o mês de outubro, serão realizadas nas escolas atividades como pular corda, queimada, golzinho caixote, jogo de taco, peteca e carrinho de rolimã, dentre outras.

“O resgate das brincadeiras de rua propicia a construção das relações humanas por meio de ações educativas”, afirma o coordenador do programa Aprendizagem pelo Movimento, Mario César de Oliveira. “O projeto propõe momentos para compartilhar vivências, emoções e sentimentos entre estudantes, professores e a comunidade”, diz.

Neste ano, o projeto teve a adesão de 48 unidades escolares, atendendo 16.477 alunos do Pré I ao 5º ano, dos quatro aos 11 anos – uma ata de 64,7% em relação a 2018, quando o projeto contemplou 10 mil estudantes de quatro a sete anos de idade.

Cada unidade realiza as atividades de acordo com a sua característica de espaço e de público. A ação é parte do programa municipal Aprendizagem pelo Movimento –Educação Física Escolar, desenvolvido pela Secretaria de Educação.

Pontuação

A unidades escolares que participam do programa competirão entre si por meio de um sistema de pontuação que irá premiar as escolas que desenvolverem mais atividades.

As 10 escolas com melhor pontuação ganharão kits “Brincadeira de Rua”, contendo: Bolinha de Gude, Conjunto Jogo Cinco Marias, Carrinho de Rolimã, Vai e Vem, Pião Colorido com Fieira, Ioiô, Jogo de Taco, Bilboquê, Lembrancinha Infantil – Bolinha de Sabão e Perna de Pau.

As unidades também serão certificadas com um selo de boas práticas pedagógicas. A avaliação será feita pela coordenação do programa Aprendizagem pelo Movimento.

Aprendizagem pelo Movimento – Educação Física Escolar

O programa municipal Aprendizagem pelo Movimento integra 116 professores de educação física. A Prefeitura, por meio Secretaria de Educação, promove a formação continuada dos docentes e acompanha a rotina escolar na disciplina, subsidiando a prática do professor e estabelecendo parcerias com federações esportivas para promover festivais, torneio e campeonatos.

Existente há 11 anos, estimula também nas unidades escolares o desenvolvimento de jogos e brincadeiras, que têm como foco central o movimento corporal e o objetivo de propiciar aos alunos novas vivências, experiências educativas e construção de valores, como cooperação, solidariedade e respeito às regras de convivência.