Prefeitura resgatou 403 animais no 2º semestre

Itapevi, Meio Ambiente, Saúde

Desde a criação da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, em julho de 2018, 403 animais foram resgatados em Itapevi pelas equipes da Prefeitura.

As informações foram divulgadas nesta quinta (7) pelo Departamento de Cuidados e Proteção Animal (DCPA), e contabilizam casos registrados até o final de dezembro do ano passado.

No período, a Prefeitura realizou 235 ações de resgate de animais que estavam condições que variavam de maus-tratos a doenças e atropelamentos.

A maior parte das ações foi realizada após o recebimento de denúncias feitas pela população.

“Queremos ampliar nosso atendimento para melhorar o bem-estar da população animal”, afirma Wander Silva, diretor do departamento. Os animais resgatados são encaminhados pela Prefeitura para o canil da administração.

Maus-tratos

Em janeiro deste ano, a Prefeitura já resgatou 91 animais em 53 ações realizadas em toda a cidade.  As equipes também atenderam três casos de maus-tratos de animais em 2019, contra apenas um no ano passado.

Em um deles, técnicos socorreram um pitbull abandonado; noutro, um cavalo foi resgatado no Jardim Rosemary.

Os casos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Barueri, que trata de maus-tratos animais. Nestes casos, os proprietários foram autuados no valor de R$ 3 mil com base no artigo 29, da Resolução de Estado de São Paulo do Meio Ambiente nº 48, que regulamenta as sanções administrativas da lei federal nº 9.605/98.

Como denunciar

A Prefeitura criou, em julho do ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, a primeira do tipo em toda a Região Oeste, com o objetivo de desenvolver políticas públicas de bem-estar animal – incluindo a fiscalização de maus-tratos.

Para denunciar casos desse tipo, a população pode acionar o telefone 0800-6006428, da Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo, ou também a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Heloisa Hideko Koba, 21 – Vila Nova Itapevi), pelo número 4205-0862.

As denúncias também podem ser realizadas pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O e-mail para contato é o bemestardoanimal.smada@gmail.com.