Prefeitura de Itapevi oferece oficina de Audiovisual e Cinema gratuitamente

Cultura

Jovens com idade a partir de 16 anos podem se inscrever em curso. Inscrições estão abertas nesta segunda-feira (14) e vão até dia 6 de fevereiro

A Prefeitura de Itapevi oferece gratuitamente à população uma oficina de qualificação em Audiovisual e Cinema. O curso será oferecido pela Secretaria de Cultura e Juventude e tem como objetivo oferecer noções básicas de tecnologia nas áreas e capacitar jovens para produzirem curtas-metragens ou documentários mais refinados.

As oficinas acontecem todas às sextas-feiras, das 16h às 19h, começam no dia 8 de fevereiro e vão até 26 de abril. Elas serão realizadas na Escola Municipal Livre de Dança (Avenida Luiz Manfrinato, 194 – Centro) em uma parceria com o Studio Toshie. A idade mínima para participar é de 16 anos, será formada uma turma com, no máximo, 20 alunos. Serão emitidos certificados de conclusão das oficinas para os estudantes.

As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (14), vão até o dia 6 de fevereiro e deverão ser feitas pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Escola Livre Municipal de Dança (Avenida Luiz Manfrinato, 194 – Centro). Menores de idade devem estar acompanhados de pais e responsáveis. Os interessados devem levar RG, CPF, comprovante de endereço e duas fotos 3×4.

A oficina de Audiovisual e Cinema tem por objetivo, difundir o pensamento crítico e artístico no aspecto do roteiro, gravação, pré e pós-produção. “Queremos capacitar o aluno, estimulá-lo a criar e a desenvolver suas próprias produções, desde curtas metragens, documentários e animações (Stop Motion). Eles devem aprender a ter um olhar mais dinâmico e não mecânico, garimpar conteúdos e exportá-los em forma de imagem”, explica o coordenador de Cultura, Henrique Leão.

A grade programática será das seguintes disciplinas: História do cinema (Básico), Roteiro (Básico), Manuseio de equipamento (movimentos de filmagem), Enquadramento, Chroma Key (técnica de sobrepor uma imagem gravada sobre outra, retirando uma das cores criando um efeito visual de primeiro e segundo  plano), Stop Motion (técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento), Gravação (captura de imagem e áudio), Edição Básica (finalização do curta ou documentário).

A oficina terá ainda como proposta de apresentação elementos como manuseio de câmera e conhecimento de equipamento, gravação com celular, animação e exercícios de Stop Motion e de chroma key com horário político/ youtubers/ ação etc.

A oficina tem como intuito dar meios teóricos e práticos para a produção de um curta-metragem ou documentário mais refinado ao fim do curso.