Por melhoria na educação, Prefeitura firma parceria com Fundação Itaú Social

Administração, Educação

A Prefeitura firmou, nesta terça-feira (26), uma parceria com a Fundação Itaú Social para melhorar a qualidade da educação na rede de ensino de Itapevi. O convênio foi assinado na sede da entidade, em São Paulo. Os trabalhos começam em março deste ano e vão até o final de 2020.

Pelo acordo, o Polo de Desenvolvimento Educacional da fundação disponibilizará ao município tecnologias para aprimorar o planejamento e a gestão, além da administração dos recursos e o diagnóstico dos problemas enfrentados pela rede.

A parceria com o Itaú Social faz parte do projeto Melhoria da Educação, que oferece o know how da fundação para municípios de até 500 mil habitantes.

Além de Itapevi, já estabeleceram o convênio as cidades paulistas de Suzano, São Vicente e Itapecerica da Serra, Juazeiro (BA), Lauro de Freitas (BA), Paulista (AL) e Várzea Grande (MT), bem como consórcios de municípios abrangendo diferentes regiões do Brasil, como o sul de Alagoas – que tem 6 das 10 cidades do Estado com melhor colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

As parcerias têm sido utilizadas pela Prefeitura para otimizar o desempenho dos serviços públicos na cidade.

Em 2018, a administração municipal contratou os serviços de consultoria do Hospital Albert Einstein para propor melhorias ao atendimento de saúde do município.

Feito a partir de oficinas de discussão e visitas às unidades, o estudo, que teve início em junho do ano passado, apresentou uma série de sugestões a serem implementadas para reestruturar a área.

Reforço na qualidade

Os investimentos em educação são prioridade para a Prefeitura. Por isso, a administração municipal está construindo duas Escolas de Tempo Integral, as primeiras da história da cidade.

Em julho, foi iniciada a construção da unidade do Jardim Santa Rita, que ficará na Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva. Em janeiro, a Prefeitura já havia começado a construção da primeira Escola de Tempo Integral no terreno onde funcionava o Cemip (Centro de Eventos Jaci Januário da Silva), no Parque Suburbano.

As escolas irão atender estudantes do ciclo I do Ensino Fundamental, de 1º a 5º ano, que estudarão das 7h às 16h.

Houve até investimentos para estudantes do ensino médio, de responsabilidade do governo estadual. Em 2018, 470 alunos foram beneficiados pela 2ª edição da Maratona do Enem, com aulas gratuitas, oferecidas pelo Cursinho da Poli, e material apostilado.

A maratona é um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio oferecido a alunos da rede pública, dando oportunidades para que os jovens de Itapevi possam entrar em boas faculdades, aumentando suas chances de sucesso profissional.

Além disso, graças aos esforços da Prefeitura, o número de alunos da rede municipal atendidos pelo Transporte Escolar Gratuito (TEG) teve um salto de 69,7% em um ano: subiu de 1.561 alunos em março de 2017 para 2.650 em junho de 2018.

O TEG é destinado a alunos que moram a 1,5 quilômetro das escolas e para estudantes com deficiência. São crianças com idade a partir dos quatro anos, matriculadas do pré ao 5º ano.