COMO SOLICITAR O PASSE LIVRE OU GRATUIDADE NO TRANSPORTE

53466711704_376985b17a_o

Confira aqui como solicitar o Passe Livre ou se você possui direito a gratuidade no transporte público municipal.

Podem solicitar o Passe Livre estudantes que estiverem regularmente matriculados na rede pública de Itapevi, conforme Decreto nº 5.675, de 09 de dezembro de 2021.

Período de inscrição:
O período de inscrição começa no primeiro dia útil de janeiro e vai até o último dia útil de fevereiro. Caso perca o período de inscrição, de acordo com o decreto 5.711, de 11 de maio de 2022, é possível fazer o pedido com as seguintes justificativas:

• Mudança de endereço (intermunicipal ou municipal);
• Adolescente em cumprimento de medidas socioeducativa em meio aberto, justificada a necessidade mediante relatório social;
• Escolas vinculadas ao EJA, com ciclo semestral e concentradas apenas no centro da cidade;
• Crianças e adolescentes vítimas de violência, violação de direitos e extrema vulnerabilidade socioeconômica em acompanhamento decorrente de medidas protetivas;
• Oferta insuficiente de vagas escolares que gera fila de espera com efetivação de matrícula no decorrer do ano letivo.

Caso você não se enquadre nessas justificativas, é possível fazer o pedido do Cartão Escolar, com pagamento de meia passagem. Neste caso, compareça diretamente na central de atendimento da Benfácil (Avenida Ferez Nacif Chaluppe, 100 – Centro, dentro do Terminal Municipal).

Requisitos:
Além de estudantes da rede pública de Itapevi, têm direito ao Passe Livre os estudantes de curso superior beneficiários dos programas Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que também estudam em Itapevi.

O interessado também deve morar a uma distância igual ou superior a dois quilômetros do estabelecimento de ensino em que está matriculado e possuir renda familiar máxima de até dois salários-mínimos mensais.

Sobre o benefício:
Cada beneficiário do Passe Livre têm direito a duas passagens gratuitas para cada dia letivo, até o limite máximo de 200 (duzentos) dias letivos por ano.

Solicitação:
O interessado deve solicitar clicando aqui, além de apresentar os seguintes documentos:
• Declaração de matrícula original, com carimbo da escola e assinada pelo emitente;
• Comprovante de residência recente de Itapevi, no nome do responsável pelo aluno ou com cópia do contrato de locação do imóvel ou declaração do proprietário;
• RG ou certidão de nascimento e CPF;
• RG e CPF do responsável legal (em caso de estudantes menores de 18 anos);
• Comprovantes de renda familiar das pessoas declaradas na declaração de renda, podendo ser: holerite do último pagamento, carteira de trabalho física ou digital com a comprovação dos dados pessoais e último registro de contrato de trabalho ou extrato da conta dos últimos 30 (trinta) dias.

Pessoas com deficiência (PCD), autistas e outras diversas comorbidades também possuem direito à gratuidade no transporte público municipal, de acordo com o decreto 5.675, de 9 de dezembro de 2021.

Pessoas com Deficiência
Para emissão do Cartão Especial e acesso à gratuidade, o interessado precisa comparecer ao Centro de Reabilitação (Avenida Pedro Paulino, 1.180 – Cohab) ou na UBS Cardoso (R. Padre Giovanni Cornaro, 277 – Vila Dr. Cardoso). Também é necessário apresentar os seguintes documentos:

• RG (cópia);
• Laudo médico, expedido pelo SUS, com CID (emitido nos últimos três meses )
• Comprovante de endereço com data recente, no próprio nome. Caso seja menor de idade, será necessário apresentar comprovante
em nome dos pais ou declaração de endereço, registrada em cartório (original).
• RG de algum acompanhante (cópia, se necessário);
• Exames (quando necessário);

Após isso, será necessário levar o encaminhamento junto a Central de Atendimento Benfácil (Avenida Ferez Nacif Chaluppe, 100 – Centro) para que o Cartão Especial seja emitido.

Pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Para emissão do Cartão Especial e acesso à gratuidade, é necessário comparecer ao Centro de Reabilitação (Avenida Pedro Paulino, 1.180 – Cohab) ou na UBS Cardoso (R. Padre Giovanni Cornaro, 277 – Vila Dr. Cardoso). No local, os seguintes documentos devem ser apresentados:

• RG (cópia);
• Relatório médico que comprove a condição
• Comprovante de endereço com data recente, no próprio nome. Caso seja menor de idade, será necessário apresentar comprovante
em nome dos pais ou declaração de endereço, registrada em cartório (original).
• RG de algum acompanhante (cópia, se necessário);
• Exames (quando necessário);

Após isso, será necessário levar o encaminhamento junto a Central de Atendimento Benfácil (Avenida Ferez Nacif Chaluppe, 100 – Centro) para que o Cartão Especial seja emitido.

De acordo com o decreto 5.675, assinado em 9 de dezembro de 2021, idosos com mais de 60 anos podem usar de forma gratuita o transporte público municipal, apenas apresentando o RG ou um documento oficial com foto, que comprove a idade, para o motorista.

Para facilitar o acesso, também é possível emitir o Cartão Especial na Central de Atendimento da Benfácil (Avenida Ferez Nacif Chaluppe, 100 – Centro). Os documentos exigidos são RG e comprovante de endereço.

Pular para o conteúdo