Mutirão contra a dengue visita 529 casas

Itapevi, Meio Ambiente, Saúde, Urbano

A Prefeitura de Itapevi realizou, no sábado (19), na Vila Santa Rita, o segundo mutirão “Todos contra o Aedes”, com objetivo de eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Foram visitadas 529 casas e colocadas 115 telas em caixas d’água.

Além do trabalho em terra realizado pelos agentes de saúde e equipes de limpeza, a administração municipal também fez uso de um drone para sobrevoar as ruas do bairro e localizar possíveis criadouros do mosquito como caixas d’água descobertas e água parada nas lajes.

A iniciativa, que também visa conscientizar a população sobre a importância de enfrentar de modo permanente o Aedes Aegypti, contou com o apoio de uma equipe de limpeza e cata-bagulho que recolheu 18 toneladas de lixo e entulho.

O mutirão teve início no dia 12 de janeiro e acontecerá até o final de abril, sempre aos sábados. A próxima ação será realizada no dia 26, das 8h às 14h, no Jardim Rainha.

Para combater o mosquito, é de extrema importância que a população atenda os agentes de endemias e abra as residências para vistorias de potenciais criadouros do vetor.

Além disso, o munícipe também deve contribuir com a redução da doença evitando recipientes com água parada através de medidas simples tais como: o lixo deve ser colocado no lixo, o descarte de copos e garrafas devem ser feitos em lixeiras, realizar periodicamente limpeza das calhas, tampar ralos e vasos sanitários.

Balanço

Em dois sábados de mutirão, os agentes da saúde já visitaram 1.165 imóveis e realizaram 182 telagens em caixas d’água. Já as equipes de limpeza e cata-bagulho recolheram 38 toneladas de lixo, entulho e inservíveis.

Desde 2017, a administração municipal também tem trabalhado para conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito, realizando ações de rotina e mutirões nos bairros, distribuindo informativos e colocando banners e outdoors em pontos estratégicos da cidade

Cronograma dos mutirões

26 de janeiro – Jardim Rainha