Itapevi inicia mutirão de combate à dengue no sábado (12)

Itapevi, Saúde

A Prefeitura de Itapevi inicia, neste sábado (12), das 8h às 14h, uma série de mutirões de combate à dengue. O primeiro bairro visitado será o Jardim Santa Rita. O objetivo da ação é eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, assim como conscientizar a população sobre a importância de enfrentar de modo permanente o Aedes Aegypti.

Os mutirões serão realizados todos os sábados em diferentes bairros do município até o dia 27 de abril. A iniciativa contará com agentes de Saúde e de Controle de Endemias em visita direta às residências. O serviço de Cata-Bagulho também será reforçado.

“É importante que a população nos ajude abrindo suas casas para inspeção. Nossos técnicos são capacitados e estarão em mutirão para orientar e esclarecer dúvidas e não autuar”, argumenta a secretária de Saúde de Itapevi, Luiza Nasi.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Controle de Vetores, Sirlei Mazzei, que está à frente do planejamento e organização dos mutirões, cada funcionário do setor é capaz de realizar a visita diária de 30 imóveis. “Pretendemos percorrer todo os bairros da cidade com o intuito de trabalhar preventivamente em relação aos casos e focos de dengue”, explica.

Desde 2017, a administração municipal também tem trabalhado para conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito, realizando ações de rotina e mutirões nos bairros, distribuindo informativos e colocando banners e outdoors em pontos estratégicos da cidade

Aedes aegypti

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura dos ovos pela fêmea em diversos criadouros.

Para combater o mosquito, é de extrema importância que a população atenda os agentes de endemias e abra as residências para vistorias de potenciais criadouros do vetor.

Vale destacar que o munícipe também deve contribuir com a redução da doença evitando recipientes com água parada através de medidas simples tais como: o lixo deve ser colocado no lixo, o descarte de copos e garrafas devem ser feitos em lixeiras, realizar periodicamente limpeza das calhas, tampar ralos e vasos sanitários.

Outras medidas são: verificar os materiais inservíveis, que devem ser colocados para coleta pública, tampar os tonéis e caixas d´água, manter o lixo em sacos bem fechados, deixar garrafas sempre viradas de boca para baixo, eliminar o prato de vasos de plantas ou usar prato justaposto, limpar com escova ou bucha os potes de água dos animais, retirar a água acumulada atrás da geladeira ou da máquina de lavar, telar e tampar caixas d’água e não deixar acumular água em lajes, uma vez que a maior proliferação de larvas são encontradas nestes reservatórios.

Confira as ruas do mutirão no Jardim Santa Rita

Rua Chile