GCM de Itapevi ensina alunos da rede municipal a adestrar cães

Educação, Itapevi, Segurança

A Prefeitura iniciou, nesta terça-feira (28), o projeto Adestra Cão, que vai ensinar noções básicas de adestramento de cães a alunos da rede municipal. Ainda em fase piloto, o projeto começa no Cemeb Antônio Carlos Gomes, no Jardim São Luiz, e será realizado pela Guarda Civil Municipal em parceria com a secretaria municipal de Educação.

A ação atenderá alunos dos 3º e 4º anos, crianças com idade entre 8 e 10 anos, e deve se expandir para todas as escolas municipais ao longo do ano. Com uma hora de duração, as aulas serão ministradas no contraturno, duas vezes por semana, às terças e quartas-feiras, em dois horários, às 9h e às 14h, totalizando uma carga de horária de 10 horas.

O objetivo é estimular crianças e seus familiares a educarem os cães dentro de seus lares, bem como promover maior integração entre o setor público e a sociedade.

Os estudantes receberão instruções sobre comandos elementares ensinados aos cães, além de aprenderem sobre saúde e bem-estar animal e formas de denunciar casos de maus-tratos e abandono.

O treinamento será dado usando técnicas de reforço positivo, no qual o adestrador premia – com petiscos, brinquedos ou carinho – o animal que obedece ao comando.

“Os pais também poderão participar do projeto, acompanhando seus filhos e dando o apoio necessário ao projeto. Isto significa que eles poderão levar os cães que têm em casa até o local onde será realizada a instrução”, diz o comandante da GCM, Humberto Araújo.

Por medida de segurança, será permitida a entrada de cães nas escolas apenas com guia e colar de proteção. Já os animais de raças consideradas agressivas, como pitbull, rotweiller, e buldogue, deverão estar com focinheira. A certeira de vacinação do cão também deverá estar em dia e ser apresentada no momento das aulas.