PROGRAMAS E AÇÕES

A Prefeitura trabalha em tempo integral para servir à população de Itapevi. Aqui, você poderá conferir alguns dos principais projetos e programas que estão em andamento ou já foram realizados.

FENOIT

Fenoit

Lançada no dia 25 de janeiro de 2018, a Feira Noturna de Itapevi (Fenoit) acontece semanalmente, às quintas-feiras, sempre das 18h às 22h, na Rua Agostinho Ferreira Campos, no trecho entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Erotildes de Freitas, na Vila Nova Itapevi. O trecho onde ela é realizada é interditado das 16h às 00h.

Criada pela Prefeitura, a Feira Noturna surgiu a partir da demanda de muitas famílias de Itapevi, que não conseguem ir à feira-livre porque trabalham durante o dia, inclusive aos sábados. A Fenoit facilita a vida dessas pessoas, ao mesmo tempo em que a administração municipal fomenta a economia local.

CIDADE BELA

Cidade Bela

Iniciado em janeiro de 2017, o programa Cidade Bela contempla uma série de ações para recuperar a região central de Itapevi. O objetivo é deixar o município mais bonito, resgatando a autoestima dos itapevienses pela sua cidade.

Além de revitalizar os espaços públicos do município, o Cidade Bela contempla melhorias no sistema de limpeza da cidade. Ao mesmo tempo, a Prefeitura realiza uma série de intervenções urbanísticas, com ações de paisagismo e recuperação de praças e canteiros centrais, reforçando a retirada de pichações e a limpeza de vias públicas.

Também são previstas obras para readequar o trânsito em pontos estratégicos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes e o reparo de sinalizações. São realizadas também obras de acessibilidade e a instalação de novos pontos de ônibus.

SORRISO MÓVEL

Sorriso Móvel

Criado em junho de 2017 pela Prefeitura para, inicialmente, atender estudantes nas escolas municipais, o Sorriso – Unidade Móvel Odontológica, serviço inédito, atende também alunos matriculados na rede estadual de ensino, dos 6º e 7º anos.

Em 2017, o Sorriso atendeu cerca de 18 mil crianças matriculadas nas escolas da rede municipal de ensino. Os casos mais complexos de avaliação clínica e diagnóstico bucal são direcionados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para acompanhamento.

A unidade atende nas escolas de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, de acordo com programação estabelecida pela coordenação de Saúde Bucal do município.

Além do Sorriso Móvel, desde janeiro de 2018, a Prefeitura também oferece o Sorriso Mulher, serviço de saúde preventiva que funciona no Centro de Referência da Mulher (Avenida José Michelotti, 194 – Cidade Saúde) e prioriza o atendimento de gestantes, bebês de 0 a 4 anos e mulheres vítimas de violência. O espaço realiza exames pré-natais odontológicos e tem capacidade para atender aproximadamente 120 mulheres por mês.

Em março de 2018, a Prefeitura inaugurou o Sorriso Especial, exclusivo para pessoas com deficiência. Ele funciona no Centro de Reabilitação de Itapevi (Avenida Pedro Paulino, 1180 – Cohab II), conta com sala adaptada e ar-condicionado e tem capacidade para a realização de 100 atendimentos mensais.

FESTIVAL IT

Festival IT

Desde março de 2017, a Praça 18 recebe mensalmente o Festival IT. Realizado pela Prefeitura, o evento acontece no segundo sábado de cada mês, e conta com diversas opções de gastronomia, barracas de artesanato, bebidas, lanches e petiscos, além dos famosos food trucks, realização de shows e de atrações culturais e de dança. O evento também tem como intuito fomentar o comércio da região central.

ECOPONTO

Eco Ponto

Instalado em 2014 na Cohab (Estrada Lucinda de Jesus, 1015), o Eco Ponto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e consiste em um espaço dedicado à disposição de material que não é recolhido pelo serviço de coleta municipal, tais como madeiras, pneus e material volumoso – como sofás, colchões e mobília. Neste local, também são recebidos pequenos volumes de material reciclável e restos de poda. Todo conteúdo coletado recebe destinação ambientalmente adequada.

Para obter mais informações sobre o Eco Ponto, basta entrar em contato com os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Heloisa Hideko Koba, 21 – Jardim Nova Itapevi), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones para contato são 4205-4345 ou 4205-4347. O e-mail é sma@itapevi.sp.gov.br.

MARATONA DO ENEM

Maratona do Enem

Em uma iniciativa inédita implantada no dia 4 de setembro de 2017, a Prefeitura oferece cursinho preparatório gratuito para milhares de estudantes da rede pública que estejam inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio.

As aulas são ministradas pela Fundação PoliSaber, responsável pelo famoso Cursinho da Poli. A entidade, que já atendeu mais de 160 mil estudantes, tem em média 60% de seus alunos aprovados nos principais vestibulares do país.

Iniciado no segundo semestre do ano e ao longo de cerca de três meses de intensivão, os alunos estudam as disciplinas de matemática, física, química, biologia, gramática, literatura, história, geografia e inglês. Composto por apostilas do Cursinho da Poli, o material didático é fornecido gratuitamente a todos os que participaram da Maratona do Enem.

Os estudantes assistem palestras e contam com a aplicação de simulados nos mesmos moldes do Enem. São fornecidos relatórios detalhados sobre o desempenho de cada aluno, além de correção comentada da redação e plantões de dúvidas. Os estudantes também recebem guia do estudante, contendo o calendário e a programação do intensivão. A parceria rende orientação profissional e vocacional aos estudantes.

Em 2017, 378 jovens de Itapevi se matricularam no preparatório no ano passado, cujas aulas foram realizadas no Ginásio de Esportes, de segunda a sexta-feira. Em 2018, 470 estudantes participaram da 2ª edição da Maratona do Enem.

logo-conecta-itapevi

Conecta Itapevi

O programa visa disponibilizar sinal de Wi-Fi gratuito em diferentes regiões da cidade. O cidadão pode usufruir de até 1h de internet por dia nos pontos de Wi-Fi, que podem ser acessados por smartphones, notebooks e tablets. Para utilizar o serviço, é preciso fazer um cadastro com dados básicos, como nome e CPF, e criar uma senha.

Com a nova tecnologia, cada ponto terá internet de 10MB, possibilitando o acesso simultâneo de até 250 usuários por praça. O programa terá 11 pontos de conexão, cinco deles já entraram em funcionamento em janeiro deste ano.

O Programa Conecta Itapevi também está instalando fibra óptica para conectar com mais rapidez e eficiência à rede mundial de computadores todas as unidades de saúde, assistência social e escolas, além de prédios administrativos e outros pontos de interesse público.

Desde o final de setembro de 2018, parte das secretarias municipais opera com a tecnologia e até 31 de outubro do mesmo ano, cerca de 20% das escolas municipais passaram a contar com a banda larga de altíssima velocidade. Até o final de novembro do ano passado, todos os equipamentos de saúde já foram conectados por meio de fibra óptica, com velocidade de 20 MB, dez vezes superior à atual.

Além de melhorar a prestação dos serviços, o dispositivo permitirá, em médio prazo, a implantação de um sistema pioneiro para que toda a rede municipal de saúde compartilhe e tenha acesso ao prontuário eletrônico dos pacientes. Outra vantagem da instalação da fibra óptica é que os serviços de monitoramento por câmeras da cidade ficarão mais efetivos. Além disso, os usuários de Itapevi também poderão contratar serviços de banda larga de alta velocidade baseados na tecnologia.

A instalação do cabeamento começou pela região central, em agosto de 2018, e será ampliada para bairros mais distantes, como Amador Bueno e Nova Cotia. Ao todo, serão instalados aproximadamente 90 quilômetros de cabos de fibra óptica em toda a cidade.

logo-novo-emprego

Novo Emprego

Lançado em novembro de 2018, o Novo Emprego tem a finalidade de dar assistência social e econômica a até 430 trabalhadores desempregados residentes em Itapevi, que têm no programa uma oportunidade de qualificação para se inserir no mercado de trabalho.

Ao longo da sua jornada, o bolsista participa de cursos profissionalizantes, palestras e aulas de alfabetização, conforme a necessidade, além de adquirir conhecimentos práticos por meio de atividades profissionais básicas dentro da administração pública.

O participante do programa tem direito aos seguintes benefícios: 1) recebimento de bolsa auxílio-desemprego; 2) recebimento mensal de auxílio-transporte; 3) recebimento mensal de auxílio-alimentação; e 4) seguro de acidente pessoal e participação em palestras, cursos de qualificação profissional e/ou alfabetização definidos pela Prefeitura.

A inscrição para o programa é realizada por processo seletivo, divulgado em Diário Oficial, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Avenida Presidente Vargas, 376 – Vila Nova Itapevi).

Para obter informações sobre os futuros processos seletivos, o telefone para contato é o (11) 4143-8888, e o e-mail é o sec.emprego@itapevi.sp.gov.br.

esportes-prefeitura-de-itapevi

Mais Esportes

Desde fevereiro de 2018, o programa Mais Esportes oferece aulas gratuitas em 23 polos distribuídos em 15 bairros da cidade.

São 3.500 vagas para aulas de Atletismo, Basquete, Capoeira, Futsal, Futebol, Funcional, Ginástica Rítmica, Artística e Localizada, Jiu-Jitsu, Judô, Handebol, Paradesporto, Vôlei, Tênis, Combattenco, Capoterapia, Xadrez, Damas e Orientação de Corrida e Caminhada.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, no Ginásio de Esportes de Itapevi (Av. Rubens Caramez, 1000A, Centro).

nota-fiscal-itapeviense

NF Itapeviense

Lançado em Maio de 2019, o programa Nota Fiscal Itapeviense tem como objetivo incentivar os consumidores, por meio de premiações, a pedirem a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Assim, o cidadão não só concorre a prêmios, mas também contribui para a arrecadação da Prefeitura. Para participar, é preciso se cadastrar no site da Nota Fiscal Itapeviense.

sexta-feliz-prefeitura-de-itapevi

Sexta Feliz

Todas as sextas-feiras, 30 mil crianças que estudam na Educação Infantil (Maternal, Berçário I e II e Pré I e II) e no Ensino Fundamental Ciclo I (1º a 5º ano) são beneficiadas com um lanche extra, para ser levado para casa, estimulando, além da presença escolar, uma alimentação saudável e variada. O programa foi criado pela Prefeitura em março de 2018.

teg-prefeitura-de-itapevi

Transporte Escolar Gratuito

O Transporte Escolar Gratuito (TEG) tem como objetivo levar os alunos da rede municipal, que moram a mais de dois quilômetros das escolas.

Os interessados no programa, criado em fevereiro de 2018, devem procurar a escola do filho pessoalmente e solicitar o TEG.

É necessário preencher e devolver uma ficha de solicitação do transporte escolar gratuito e aguardar a inclusão do aluno ao programa.

resolve-facil-prefeitura-de-itapevi

Resolve Fácil

A prefeitura inaugurou, em maio de 2019, o Resolve Fácil, um equipamento para diminuir a burocracia e agilizar o atendimento aos moradores de Itapevi, facilitando a emissão de documentos e a prestação de serviços.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para tirar dúvidas, o telefone para contato é o (11) 4143-9200.

me-leva-pra-casa-prefeitura-de-itapevi

Me leva pra casa

Dar um lar para os animais abrigados pela Prefeitura, estimulando a adoção responsável. Esse é o objetivo do Me Leva Pra Casa, uma ação de doação de cães e gatos abandonados realizada pela administração municipal.

Apenas maiores de 18 anos podem fazer as adoções, e devem levar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço às feiras, que são divulgadas periodicamente nas redes da administração municipal.

tem-arte-aqui-prefeitura-de-itapevi

Tem Arte aqui

O Tem Arte Aqui foi criado em junho de 2019 com o objetivo de aumentar a oferta de atividades culturais nos bairros de Itapevi.

A ação reúne em um só lugar atrações de dança, teatro, circo, shows de música, contação de história para crianças e números de stand-up comedy para toda a família.

Skip to content