×

PLANO DIRETOR

Plano Diretor Itapevi – Felipe Barros

O Plano Diretor é um instrumento municipal para nortear o desenvolvimento das cidades.

Por meio dele, a população pode definir, por exemplo, se um determinado bairro poderá ter prédios muito altos.

>>> Acesse o site do Plano Diretor de Itapevi

Ou, ainda, se uma região da cidade priorizará a construção de moradias e equipamentos públicos (como postos de saúde e escolas) em detrimento da instalação de comércios e indústrias.

Participação

A população pode participar respondendo a um questionário disponível neste link.

Além disso, a revisão do Plano Diretor contará com diversas oficinas participativas e audiências públicas para recolher as propostas da população. Elas servirão para formular propostas a partir de temas pré-selecionados e demandas específicas de determinadas áreas do município.

Já as audiências, mais abrangentes, terão a missão de debater e deliberar sobre as propostas geradas nas oficinas. O cronograma dos demais encontros ainda será divulgado pela Prefeitura.

Para facilitar o debate, toda a revisão do Plano Diretor será dividida em cinco grandes temas:

  • Habitação
  • Mobilidade Urbana
  • Desenvolvimento Urbano e Instrumentos de Política Urbana
  • Meio Ambiente, Saneamento e Desenvolvimento Sustentável
  • Infraestrutura Urbana

A Prefeitura criou também um site para reunir os materiais relacionados ao processo de revisão. É o planodiretor.itapevi.sp.gov.br.

A população pode ainda mandar sugestões por email, pelo endereço planodiretor@itapevi.sp.gov.br.

Todas as contribuições enviadas serão compiladas por uma comissão de servidores da Prefeitura de Itapevi para que possam ser levadas para discussão nas audiências públicas.

O cidadão poderá ainda deixar sua sugestão para o Plano Diretor em urnas espalhadas pela cidade – os locais ainda estão sendo definidos pela administração municipal.

O processo de revisão do documento está sendo realizado pelas Secretarias de Planejamento e de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Pular para o conteúdo