SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA

Desenvolvimento Social – Felipe Barros

Secretária: Elaine Rodrigues Bueno de Freitas

Atribuições: garantir a dignidade da população em situação de vulnerabilidade do município, com a criação de oportunidades para reinserção social e exercício pleno da cidadania.

Contato: (11) 4143.9700 – sec.assist.social@itapevi.sp.gov.br

Endereço: Rua Escolástica Chaluppe, 154 – Vila Nova Itapevi

A Casa Porto foi criada para atender crianças e adolescentes de ambos os sexos, entre 0 e 18 anos, em situação de risco pessoal, social ou familiar, por violação de direitos, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (S.C.F.V) – Criança e Adolescente / Adulto.

O trabalho de fortalecimento de vínculos e reestruturação familiar é realizado por uma equipe de profissionais que objetiva reinserir crianças e adolescentes ao seu núcleo familiar.

Mais informações: (11) 4143-9700.

Unidades extensivas da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), espalhados em bairros considerados polos e que oferecem aos munícipes os mesmos serviços disponíveis na sede da Secretaria, sem a necessidade de se deslocarem à região central da cidade.

As bases do CRAS oferecem os serviços de Proteção Social Básica, como:

  • Programa de Atenção Integral às Famílias;
  • Atividades de Geração de Emprego e Renda;
  • Serviços Socioeducativos para crianças e adolescentes;
  • Atividades de incentivo psicossocial para pessoas ou grupos;
  • Encaminhamentos para outros atendimentos oferecidos na Rede Sócio assistencial do município

CRAS Vila Aurora
Fone: 4142-5769
Rua Américo Valentim Christianini, 420
Horário de Atendimento 8h às 17h

CRAS Jardim Maristela
Fone: 4142-7323
Avenida Pedro Paulino, 422 – Cohab 1
Horário de Atendimento 8h às 17h

CRAS Vila Dr. Cardoso
Fone: 4143-4980
Rua Rosângela Mariano Limas, 266
Horário de Atendimento 8h às 17h

CRAS Amador Bueno 
Fone: 4144-1587
Rua Francisco Rodrigues Paes, 49, Amador Bueno
Horário de Atendimento 8h às 17h

Núcleo de atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos, seja por violência física ou psicológica, negligência, violência sexual, afastamento de convívio familiar, abandono, vivência de trabalho infantil, discriminação por orientação sexual ou raça.

Para isso, são desenvolvidos serviços de atendimento específico para cada caso, mediante acolhimento, visita social, articulação com a rede, viabilização de acesso à órgãos públicos e atendimento socioeducativo por meio de:

Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias;
Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA);
Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

Endereço: Avenida Ana Araújo de Castro, 494 – Jd Rainha
Telefone: (11) 4142-8340
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Unidade de assistência social que oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos com idade igual ou superior a 60 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de um serviço organizado em grupos, que tem como objetivo proporcionar a convivência das diferentes culturas e das vivências entre os usuários, promovendo com isso o desenvolvimento do sentimento de pertencimento. Possui um trabalho social que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, a prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade dos idosos.

Os idosos atendidos são aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em especial:

  • Idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Idosos de famílias beneficiárias de Programas de Transferência de Renda;
  • Idosos com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.

Endereço: Avenida Cezário de Abreu, 915 – Bairro dos Abreus
Telefone: (11) 4205-4586
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Criado com a missão de desenvolver projetos sociais e políticas governamentais que contribuam para a redução das desigualdades no município e melhorem a qualidade de vida da parcela de mais baixa renda da população. Para tanto, são articuladas ações e parcerias com a iniciativa privada, órgãos do governo e a sociedade civil.

Endereço: Rua Escolástica Chaluppe,154
Telefone: (11) 4143-9700 / Ramal 9729
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Inaugurado em 14 de abril de 2014, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), previsto no Decreto nº 7.053/2009 e na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, constitui-se em uma unidade de referência da Proteção Social Especial de Média Complexidade, de natureza pública e estatal.

O Centro POP representa um espaço de referência para o convívio grupal e social, que desenvolve relações de afetividade, respeito e proteção de direitos. A unidade pública oferece atendimento individual e coletivo, por meio de atividades de convívio e de trabalho socioassistencial.

Endereço: Rua Agostinho Ferreira Campos, 262 – Cidade Saúde
Telefone: (11) 4142-6080
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres – OPMs são órgãos dos governos estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pelas políticas para as mulheres.

Eles têm como missão estabelecer o diálogo entre o governo, a sociedade e os demais órgãos setoriais, nos planos estadual, municipal e distrital, de modo a promover a execução e a implementação de ações que fortaleçam a cidadania das mulheres em seu cotidiano.

A característica fundamental dos OPMs é sua atuação transversal na execução das políticas para as mulheres. A transversalidade tem por objetivo o desenvolvimento de ações mais integradas e eficazes na promoção e defesa dos direitos da mulher.

Lista de Organismos Governamentais:

a) Secretaria da Mulher;
b) Secretaria de Promoção Social;
c) Secretaria de Saúde;
d) Secretaria de Educação;
e) Secretaria dos Assuntos de Segurança;
f) Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
g) Secretaria de Comunicação Social;
h) Secretaria de Esportes;
i) Secretaria de Cultura e Turismo;
j) Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente.

Os Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres – OPMs são órgãos dos governos estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pelas políticas para as mulheres.

Eles têm como missão estabelecer o diálogo entre o governo, a sociedade e os demais órgãos setoriais, nos planos estadual, municipal e distrital, de modo a promover a execução e a implementação de ações que fortaleçam a cidadania das mulheres em seu cotidiano.

A característica fundamental dos OPMs é sua atuação transversal na execução das políticas para as mulheres. A transversalidade tem por objetivo o desenvolvimento de ações mais integradas e eficazes na promoção e defesa dos direitos da mulher.

Lista de Organismos Governamentais:

a) Secretaria da Mulher;
b) Secretaria de Promoção Social;
c) Secretaria de Saúde;
d) Secretaria de Educação;
e) Secretaria dos Assuntos de Segurança;
f) Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
g) Secretaria de Comunicação Social;
h) Secretaria de Esportes;
i) Secretaria de Cultura e Turismo;
j) Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente.

Estão disponíveis no Velório e Cemitério Municipal: sanitários com acessibilidade, fraldário, área para café, oito boxes de vigília, sala de descanso, sala de urnas, sala de preparo e setor administrativo. Além de serviço funerário oferecido gratuitamente de caixão e transporte de urna.

Endereço: Rua Gaudêncio Barbosa, 486 – Jardim Julieta
Telefone: Velório – (11) 4141-8817 – Serviço 24 horas
Cemitério – (11) 4142-6743

Horário de funcionamento do Cemitério: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

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Secretária: Elaine Rodrigues Bueno de Freitas

Pasta comandada pela advogada Elaine Rodrigues, que atuou como assessora jurídica da pasta por nove anos, até assumir a gestão em 2017. No cargo, teve atuação decisiva na implantação e estruturação dos principais equipamentos de assistência social do município, como quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Proteção à Pessoa em Situação de Rua (Centro POP), Casa Porto Seguro (abrigo institucional para crianças e adolescentes) e Centro de Convivência do Idoso (CCI). Elaine também foi chefe de gabinete da Secretaria de Governo de Itapevi (2005-2009).

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