11/02/09
BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA PODERÃO PARTICIPAR DE CURSO NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Prefeitura de Itapevi já abriu as inscrições para o PLANSEQ, do Governo Federal

Moradores de Itapevi que são beneficiários do programa Bolsa Família poderão se inscrever para participar dos cursos do PLANSEQ (Plano Setorial de Qualificação) oferecidos pelo Governo Federal. De acordo com a Secretara de Assistência Social e Cidadania, até o momento já estão confirmados os curso gratuitos na área da construção civil, que capacitarão o aluno a trabalhar como pedreiro, pintor, mestre de obras, azulejista ou eletricista.

O PLANSEQ Bolsa Família é conduzido pela Casa Civil da Presidência da República e pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo o Governo Federal, primeiramente o objetivo do plano é inserir, por meio da qualificação profissional, o beneficiário do Bolsa Família nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em ocupações do setor da construção civil.

A proposta central é fazer com que, a partir da qualificação, o cidadão tenha mais chances de se inserir no mercado de trabalho e, por conseguinte, emancipar-se do programa. Ser maior de 18 anos, ter concluído pelo menos a 4ª série do Ensino Fundamental e estar cadastrado no Bolsa Família são os requisitos básicos para participar dos cursos.

Em Itapevi, para se inscrever, basta que o munícipe procure primeiramente a Secretaria de Assistência Social e Cidadania ou uma das quatro unidades dos CRAS. Quem preferir também pode efetuar sua inscrição no Posto de Atendimento ao Trabalhador, na Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social. É necessário levar a carteira de identidade, o Número de Identificação Social (NIS) ou o PIS, a carteira de Trabalho, assim como um comprovante de residência. Confira os endereços e telefones dos pontos de inscrição:

Secretaria de Assistência Social e Cidadania: rua Escolástica Chaluppe, 154, Centro. Telefone: 4143-9700.
PAT: avenida Presidente Vargas, 88, térreo, Vila Nova Itapevi. Telefone: 4143-8888.
CRAS Amador Bueno: rua Claro Camargo Ribeiro, 422. Telefone: 4144-1587.
CRAS Vila Aurora: rua Gino Cottara, 221. Telefone: 4142-5769.
CRAS Jardim Maristela: rua Aguinaldo Alves Silva, 139. Telefone: 4143-0841.
CRAS Vila Dr. Cardoso: rua Afonso dos Santos, 211. Telefone: 4143-4980.