Divulgação

Prefeita e secretário de Higiene e Saúde foram recebidos pelo secretário de Estado de Saúde,
Luiz Roberto Barradas

06/02/09
ITAPEVI RECEBERÁ UMA
UNIDADE DO AME

Ambulatório com 26 especialidades será implantado na área ocupada pelo antigo Pronto-Socorro

Depois de receber um moderno pronto-socorro inaugurado pela Prefeitura de Itapevi em outubro de 2008, a cidade agora está a apenas um passo de ganhar também um Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A unidade, que deve ser implantada na área ocupada pelo antigo P.S. municipal (SAMI) e pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em princípio atenderá a cinco municípios da região: Itapevi, Jandira, Cotia, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus.

Nessa terça-feira (03), a prefeita, Dra. Ruth Banholzer, e o secretário municipal de Higiene e Saúde, dr. Sidney Sepulcre, estiveram em São Paulo, onde se reuniram com o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. A reunião teve como finalidade solicitar recursos para que todo o imóvel onde funcionava o antigo Pronto-Socorro e o SAMU possa ser utilizado na formação do AME-Itapevi.

O recurso em pauta seria inicialmente para as obras de reforma e adaptação do prédio para criação de um Centro de Especialidades Municipal. Porém com a formação da parceria entre o município e o estado para a criação do AME, as obras do imóvel serão financiadas pelo governo do Estado. “O dinheiro já foi disponibilizado e, como não o utilizaremos mais para criar nosso próprio centro de especialidades, gostaríamos de pedir a permissão de usá-lo para construir um novo prédio pro SAMU, cedendo, assim, toda a área do antigo Pronto-Socorro para a implantação do AME”, afirmou Dra. Ruth.

Durante o encontro, Barradas disse não ver qualquer impedimento para que esta mudança aconteça. Solicitou apenas que a Prefeitura entregasse um ofício à Secretaria de Estado da Saúde, formalizando o pedido, o que foi feito por dr. Sidney nessa quarta-feira. “Estive novamente na Secretaria e formalizei o pedido, que foi, inclusive, protocolado. Agora a Prefeitura apenas aguarda a autorização oficial do Estado, que, segundo Barradas, deverá acontecer nos próximos dias”, explicou dr. Sidney nessa quinta-feira (05).

Com o Ambulatório Médico de Especialidades, a população dos cinco municípios será beneficiada com 26 especialidades médicas. A estimativa é de que o AME realize 18 mil exames por mês. Já a nova sede do SAMU seria construída na área central da cidade, dentro do terreno do novo Pronto Socorro Municipal, na rua José Michelotti, nº 300, no bairro Cidade Saúde.